Voltada para discutir ações e propostas para a mobilidade urbana, a semana ocorrerá entre os dias 17 à 22 de setembro de 2019 e culmina com o Dia Mundial Sem Carro, o dia 22, momento em que todos são convidados a repensar sua forma de locomoção nas cidades e quanto de impacto isso gera na mobilidade e qualidade de vida dos cidadãos.

 

Mundialmente conhecida, a semana objetiva a reflexão e o debate através de ações que tratem a problemática da mobilidade urbana e do acesso à cidade, aproximando este tema da população e provocando o poder público para construção de uma agenda única que tanto paute a problemática, como também permita a participação popular nas decisões relacionadas à mobilidade ativa.

Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, “a ideia da Semana é engajar, instruir e inspirar governos (municipais ou estaduais), empresas, organizações, coletivos, universidades, escolas e pessoas interessadas a promoverem e experimentarem vários meios de transporte sustentáveis e de baixas emissões, e assim, estimularem mudanças comportamentais e culturais pela mobilidade urbana sustentável”.

“Em Manaus, frente aos inúmeros congestionamentos, falta de políticas públicas de transporte adequadas, calçadas inadequadas, riscos à saúde e danos ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a discussão de propostas se torna mais urgente” completou Paulo Aguiar.

A semana prevê a realização de painel de debates, intervenções urbanas, Bike Blitzes e o IX Desafio Intermodal e se encerra no dia 22 de setembro com a celebração do “O Dia Mundial Sem Carro” que é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20 e, desde então, vem se espalhando pelo mundo e se consolidando como um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta. A data será comemorada com um passeio ciclístico e o plantio de 1.000 mudas na ciclofaixa da Nathan Xavier.

A Semana da Mobilidade Urbana 2019 tem apoio da Caloi, Abraciclo, Lupa Estratégica, Magistral, Faculdade Uninassau, Valdemar Design, OAB/AM e SINETRAM.

 

Programação (sujeita a alterações)

17/09 – Terça-Feira

Debate: Os Rumos da Mobilidade Urbana em Manaus

19h – UNINASSAU – Auditório I – Av. Djalma Batista, 377

Pedro Paulo Cordeiro – Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus – CODESE

Fernando Borges – OAB/AM

Ricardo Romero – Associação Ciclística Pedala Manaus

Michelle Guimaraes – Fora da Caixa / AM

Andrezza Barbosa – FMF Wyden / UNINORTE

Mediação: Professor Dr. Augusto Rocha – UFAM

 

Bike Blitz Brutas & Brutos, Pedala Manaus e Detram-AM

20h30 – Arena da Amazônia

 

18/09 – Quarta-Feira

Contagem de Aferição de Ciclistas

Feira do Fuxico – Bairro Tancredo Neves, Jorge Teixeira 1

06h às 09h e 16h às 19h

 

19/09 – Quinta-Feira

IX Desafio Intermodal

18h – Percurso: Paço Municipal (Centro) – Faculdade Uninassau (Chapada)

 

21/09 – Sábado

Desafio Ocupação de Espaço Urbano: Ônibus x Carros x Bicicletas

15h – Rua Jorn Flaviano Limongi – Arena da Amazônia

 

22/09 – Domingo

Passeio Ciclístico Dia Mundial Sem Carro

Plantio de 100 mudas na Ciclofaixa da Nathan Xavier

07h30 – Parque do Mindu