VIII Fórum de Bicicletas Manaus

A Bicicleta como fonte geradora de renda e emprego

Realização: Associação Ciclística Pedala Manaus

O Pedala Manaus é um movimento coletivo, apartidário e sem fins lucrativos da sociedade manauara que desde 2010 promove e estimula de forma voluntária o uso da bicicleta como meio de transporte na capital do Amazonas, uso este que já é uma realidade, entretanto, a ampliação de sua utilização pela população ainda é atrelada à segurança no trânsito, para a qual, quase inexistem políticas públicas específicas, cenário que implora a mobilização social na busca por mudanças.

O contexto do VIII Fórum de Bicicletas Manaus. 

O Fórum de Bicicleta Manaus é um evento realizado desde 2012 e que reúne poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada para debater e discutir a ciclomobilidade e seus impactos na cidade, tentando preencher a lacuna deste tipo de pauta e promover a mobilização por mais políticas públicas voltadas para o modal.

Este ano o fórum terá como tema A Bicicleta como fonte geradora de renda e emprego contextualizado ao cenário do uso da bicicleta nos municípios e cidades brasileiras, compreendendo e incluindo as inúmeras e múltiplas realidades do nosso país.

Por ser economicamente acessível, a bicicleta é uma eficiente ferramenta de transporte, lazer e fonte de renda, pois, se insere facilmente à vida das cidades e das pessoas, uma vez que facilita o acesso à escola, comércio, trabalho, atividades de lazer, culturais, além de, por sua versatilidade, ser amplamente utilizada como instrumento de trabalho. 

Entender esse alcance e amplitude é especialmente relevante porque em consequência, os negócios ligados a ela também ganham espaço, e não só em relação à crescente produção industrial, mas, sobretudo, àqueles envolvendo bici-entregas, cicloturismo, bike sharing e tantos outros.

 

Além disso, pesquisas mundo afora e também no Brasil já comprovam que usuários do modal consomem mais, uma vez que, a bicicleta facilita o acesso rápido e fácil aos produtos encontrados no percurso do ciclista, estimulando o seu consumo, o que inegavelmente estimula a economia local e o pequeno comerciante. 

 

Investir nesse nicho tem dado resultados exponenciais em países que valorizam o modal. Um estudo recente mostrou que a bicicleta emprega mais gente do que qualquer outro setor de transportes na Europa: para 1 milhão de euros movimentados, a bicicleta gera 4,89 empregos de tempo integral, enquanto que a indústria aérea e espacial gera 3,9 empregos e a automobilística gera apenas 1,63 empregos.

Os números ligados à produção industrial nacional também são animadores. As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 773.641 unidades em 2018, volume 15,9% superior ao registrado no ano anterior (667.363 unidades), conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. Com base nos resultados do ano passado, a entidade reforça seu otimismo em relação aos negócios previstos para 2019 e prevê um crescimento de 10,8% na produção de 2019, devendo chegar a 857.000 unidades.

Portanto, é inegável o resultado positivo tanto para economia como para o meio ambiente investir em bicicleta e em todas as suas possibilidades. Mais gente pedalando significa menos gente usando transportes individuais motorizados e, por consequência, poluindo menos, criando cidades mais eficientes, compactas e sustentáveis, ocupando espaços públicos, pacificando as ruas e consumindo mais, o que é estimulante para economia no geral e claro, para o comércio local. 

O objetivo do fórum, portanto, é trazer uma visão de como a bicicleta, além de sustentável, de baixo custo, que promove a saúde e inclusão social, também pode contribuir economicamente com as cidades e seus habitantes.

Para tanto, o evento promoverá debates, painéis, apresentação de projetos, mesas redondas e intervenções urbanas, com participação do Poder Público Municipal, iniciativa privada e representantes de ONGs que trabalham a mobilidade ativa.

Serviço

VIII Fórum de Bicicletas Manaus

Data: 17 e 18 de agosto de 2019

www.pedalamanaus.org/8fbm

Contato: contato@pedalamanaus.org

Telefones: (92) 98261-8504 / (92)99200-9239