Incidência no Poder Público é uma das atuações que mais exige dedicação e perseverança dos voluntários do movimento. Muito embora o ano de 2018 tenha sido de quase nenhuma grande ação vinda do poder público em benefício dos usuários da bicicleta, o trabalho de articulação nunca parou. Foram inúmeras reuniões para cobrança de promessas não cumpridas, para apresentação de projetos, sugestões para melhoria da infraestrutura e para pautar a bicicleta em outras frentes.

Na agenda do Movimento de 2018 constam 11 reuniões com o Poder Público, a grande maioria com o poder público municipal, como SEMINF para retomada das obras da ciclovia do Boulevard-PN e na Avenida das Torres, SEMCOM onde discutimos uma nova campanha de proteção ao ciclista, com o Gabinete da Vice-Prefeitura onde apresentamos o conceito de Road diets e a sugestão de ciclovias com a adequação das larguras das pistas de rolamento de algumas ruas de Manaus e MANAUSTRANS, mas também com o Senador Eduardo Braga para discussão acerca do Projeto de Lei do PBB – PROGRAMA BICICLETA BRASIL, que foi aprovado e sancionado (com vetos) este ano pelo Presidente da República.

A incidência política é um dos eixos mais fortes e consistentes do Pedala Manaus e o ano de 2019 já vem se mostrando muito desafiador, posto que, nenhum avanço tivemos neste ano que acaba. Vai ser preciso ainda mais perseverança e resiliência.