MESA 01

Zé Lobo

TASSIA FURTADO

Rolezeira desde 2012, Tassia é incentivadora do uso da bicicleta em Porto Alegre. É cicloativista ciclomensageira, fixeira e youtuber. Faz parte de vários projetos como Bike Ajo, Pedal das Gurias e é co-fundadora do VULP BIKE CAFÉ, um espaço para o ciclista urbano. Arte educadora de formação, bicicleteira de coração e estudante de arquitetura e urbanismo, seu canal no youtube apresenta vídeos onde conta um pouco das vivencias de se movimentar pela cidade e dar algumas explicações simples para tentar entender alguns termos técnicos de mobilidade urbana e dicas para que a pedala seja mais confortável.

RODRIGO VALÉRIO

Rodrigo Valério é natural de Belém do Pará, morando em Manaus há 20 anos. Foi industriário, trabalhou no ramo de serviços e hoje é microempreendedor. Mantém seu negócio de comercialização de alimentos com a utilização da bicicleta cargueira, além de ser a bicicleta o seu meio de transporte.

JULIANA DECASTRO

Bióloga especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e Mestre em Engenharia de Transportes. Desde 2012 desenvolve pesquisas pelo Programa de Engenharia de Transportes (Coppe/UFRJ) com enfoque na relação entre transporte, energia e meio ambiente. Atualmente integra o Núcleo de Estratégico de Transporte e Turismo (PLANETT) e apoia como conselheira a Associação Transporte Ativo (TA). Também foi responsável pelas relações institucionais da ANPET (Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transporte) e do Coppe-Idea (UFRJ), onde atou no fortalecimento da comunicação entre academia-empresa-sociedade por meio do fomento à inovação e à cultura empreendedora na área de Pesquisa & Desenvolvimento. Além de possuir experiências em Consultoria e Assessoria Técnica para desenvolvimento de projetos relacionados à Mobilidade Sustentável, Meio Ambiente e Educação.

SUZANA NOGUEIRA

Arquiteta urbanista, graduada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos, com especialização em Políticas Públicas. Experiência de 18 anos na área de planejamento urbano, com foco em mobilidade e intervenções em territórios urbanos, tendo exercido atividades tanto na Administração Pública, como em consultoria para diferentes municípios, assim como na participação em publicações sobre os temas e na elaboração de Planos Diretores Estratégicos e de Mobilidade Urbana e de projetos de mobilidade urbana. É conselheira da União dos Ciclistas do Brasil – UCB

MESA 02

CIRO GAZOLA

Cyro Gazola tem experiência de 29 anos na indústria de bens de consumo, acumulada em papéis de liderança e experiências internacionais na Procter & Gamble e funções de presidência/gerência geral na Royal Dutch Philips, Mondelez e Caloi-Dorel Sports.
Cyro iniciou na Caloi em 2016 como parte da aquisição e transformação desta em subsidiaria da Dorel Sports e desde janeiro de 2019, acumula responsabilidade pelas operações da Dorel Sports Cone Sul, baseado no Chile.
Desde sua vinda para Caloi, Cyro ocupa também o papel de VP do segmento de Bicicletas na Abraciclo, onde tem estado focado no fortalecimento das interações institucionais e com o Governo voltado ao segmento, e na ampliação do papel da associação voltada a questões de mobilidade urbana e segurança no trânsito.

GIANCARLO CLINI

Giancarlo Clini é Diretor Administrativo-Financeiro da Aliança Bike e atua no mercado de bicicletas há mais de 25 anos. Começou como lojista no interior de São Paulo e, em 1994, iniciou a distribuição da marca Scott no Brasil e, desde então, está à frente do desenvolvimento e gestão da marca no país. Sempre voltado para os assuntos do mercado há 10 anos fundou a Aliança Bike.

RENATA FALZONI

Renata Falzoni 65, é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie em 1977. Trabalhando como jornalista desde 1978, Renata é precursora da linguagem de videorreportagem na TV brasileira.
Desde o ano de 1976, pedala como meio de transporte, em 1989 fundou o Night Biker’s Club do Brasil, clube pioneiro de ciclistas urbanos noturnos no Brasil.
Entre os anos 1995 e 2914, Renata pedalou por 28 países produzindo documentários para os canais ESPN e com isso vivenciou in loco diferentes soluções de mobilidade urbana mundo afora.
Atualmente Renata é jornalista responsável pelo portal e o Canal de Youtube Bike é Legal, com mais de 140 mil inscritos,  e está a frente da Renata Falzoni Produções.
Em 2017 Renata Falzoni dirigiu o “Bicicleta Brasil”, documentário que relata a saga de ciclistas ativistas, que pedalaram entre as cidades de Paraty, RJ e Brasília DF, em Janeiro de 1998, numa Campanha de apoio do Código de Trânsito Brasileiro, que por fim reconheceu a bicicleta como meio de transporte.
Em 2018, foi a vez do filme “Elo Perdido, o Brasil que Pedala”, documentário vencedor do MobiFilm, que trata da resiliência do uso da bicicleta como meio de transporte, apesar da falta de políticas públicas,  em 7cidades  do Brasil.
Além disso, Falzoni é palestrante e comentarista no “Mais São Paulo” da rádio CBN.

MESA 03

JP AMARAL

JP, como a maioria o conhece, se formou em Gestão Ambiental pela USP e desde 2007 decidiu trocar o carro pela bicicleta. Desde então, tudo mudou na sua vida: a saúde, o humor, a inspiração e, principalmente, a cidade. A gente muda e a cidade muda com a gente. Assim tem levado a vida, que o trouxe a fazer parte da criação do Coletivo Ecologia Urbana e do Bike Anjo, membro da rede Red Bull Amaphiko de empreendedores sociais e da Alexander von Humboldt em lideranças do futuro. Desenvolveu e coordenou o projeto Bicicleta nos Planos e a campanha De Olho nos PlanMobs para engajar e assessorar cidades a fazerem seus Planos de Mobilidade Urbana. Hoje atua como consultor em mobilidade urbana e é assessor de mobilização e engajamento cidadão no Instituto Alana.

MARIANA CRUZ

Mariana Cruz é especialista em Relações Governamentais na Tembici. Graduada em Gestão de Políticas Públicas, pela USP, e em Gestão Pública, pela Universidad de Vigo, a profissional tem expertise no mercado de Public Affairs há 4 anos, tendo trabalhado na Prefeitura de São Paulo e na Consultoria Patri Políticas Públicas.

GUILHERME CIPULLO

Guilherme é ciclista urbano e trabalha na área de Relações Institucionais do Itaú Unibanco. Na instituição desde 2015, já esteve envolvido com os temas de Sustentabilidade, Idosos, Diversidade e atualmente está à frente do programa de Mobilidade Urbana, que busca por meio de parcerias com a sociedade civil e o poder público o objetivo de promover a bicicleta como meio de transporte.

DEP. JOÃO LUIZ

João Luiz Almeida da Silva é radialista, político brasileiro e graduando em Gestão Pública e com expertise nas áreas da administração e comunicação social.
Em 2018 foi eleito deputado estadual pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), em sua primeira eleição para o parlamento do Amazonas. Também foi Vereador de Manaus na 17ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 2016. O republicano é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Em seu primeiro ano no parlamento municipal, foi presidente da Comissão de Esporte (Comesp), da Câmara Municipal de Manaus, criou o projeto de resolução para a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Fakes News, instituiu o Dia do Ciclista (25 de Agosto), entre outros projetos de lei em tramitação voltados para a valorização das pessoas, visando o bem-estar e qualidade de vida da população.
No executivo municipal, foi titular da Secretaria Municipal Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) por dez meses, tendo reativado a Corrida Cidade de Manaus, Jogos Amistosos Indígenas, Olimpíada da Terceira Idade, entre outros eventos.
Em seu mandato como Deputado Estadual seu compromisso agora está voltado a busca de implementação de modelos de desenvolvimento para o estado do Amazonas, por meio de novas matrizes econômicas.

EDUARDO TAVEIRA

Eduardo Taveira é Secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, possui graduação em Ciências Sociais pela Ufam (2000) e especialização em Desenvolvimento Sustentável (2004).
Entre os anos de 2011 e 2013, foi Secretário Executivo Adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas – SECTI/AM. Atuou ainda como Chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais e Indicadores de CT&I da SECTI-AM, assessor técnico em Políticas Ambientais e Participação Popular na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana. Tem experiência na área de Sociologia, Política Pública, Meio Ambiente e Gestão de Projetos no setor público.

PROF. AUGUSTO ROCHA

Augusto Rocha tem sido um professor que gosta de compartilhar conhecimentos, empreender e escrever. Em sua carreira publicou diversos artigos e capítulos de livros. Doutorado em Engenharia de Transportes pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC, especialização em Gestão da Inovação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha e graduação em Processamento de Dados pela UFAM. Possui ainda certificado em Estratégia e Inovação & Gestão e Liderança pelo Massachusets Institute of Technology-Estados Unidos.
Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas: graduação (Engenharia Civil) e Mestrado (Design & Engenharia de Produção). Também atua voluntariamente como coordenador do comitê de logística do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas e diretor adjunto da mesma área na Federação da Indústria do Estado do Amazonas.
É avaliador ad hoc de Estratégia em Organizações da RAE/FGV e em eventos acadêmicos nacionais e internacionais e possui 15 capítulos de livros publicados.
Tem experiência na área de Gestão de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, inovação, sistemas de informação, indicadores e logística.