O fórum para discussão de ciclomobilidade em todas as suas vertentes, talvez seja o principal momento do Movimento no ano. É nele que procuramos envolver ciclistas, sociedade em geral, organizações, empresas públicas e privadas, poder público, academia e a indústria para uma discussão mais ampla acerca das possibilidades que envolvem toda a questão relacionada a bicicleta.

Neste ano em especial, com tema “A Bicicleta e os 17 ODS da ONU: Uma nova agenda de desenvolvimento urbano sustentável”, foi possível ampliar ainda mais o debate e constatar o quanto a bicicleta tem potencial por se relacionar com todos os grandes objetivos que o mundo inteiro se engaja para cumprir.

A presença de todos os fabricantes de bicicleta do Pólo Industrial de Manaus, da ABRACICLO, Shimano, convidados de todas as regiões do Brasil e ONGs que tratam as questões de sustentabilidade e desenvolvimento de cidades mais resilientes e humanizadas foi o grande destaque do fórum, demostrando toda a importância que o tema bicicleta possui. A grande ausência foi do poder público, que mais uma vez, demostrou não estar em sintonia com a relevância do tema.

Foram três dias de interação, painéis, debates, mesas redondas, além da exibição do documentário “O Elo Perdido” de Renata Falzoni e apresentação e premiação dos trabalhos finalistas do edital “A Gente Pedala e FAS”, com iniciativas voltadas ao estímulo e ao uso da bicicleta na cidade de Manaus.

O Fórum de 2019 já está sendo planejado e esperamos que continue a permitir que a discussão sobre o tema se consolide e se torne uma constante na pauta da cidade.