Participaram Estados do Norte do Brasil e Maranhão, o evento ocorreu nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2018.

 

Com o intuito de fomentar a bicicleta nos Planos de Mobilidade dos Estados e Municípios brasileiros, o evento contou com a participação de representantes da ciclomobilidade do Pará, Amazonas, Acre e Maranhão, além de gestores públicos da Secretaria de Mobilidade do município de Belém (SEMOB), da Secretaria de Esporte e Lazer (SEJEL) e Conselho de Trânsito do Pará (CETRAN/PA), no intuito de promover o diálogo intersetorial e a troca de experiências voltadas à implementação da bicicleta nas políticas públicas urbanas.

 

Durante a Oficina foram realizadas dinâmicas na exposição do conteúdo e atividades práticas com aplicação de pesquisas como contagem, perfil e demanda potencial de ciclistas na cidade, visita técnica de bicicleta (os participantes percorreram de bicicleta um trecho previamente determinado da cidade) e, ao final, a elaboração de um Plano de Ação. As atividades de campo visaram vivenciar as ferramentas de coleta de dados e observação do entorno urbano (visita técnica), essenciais para demonstrar o potencial cicloviário da capital, além de indicar pontos de melhoria na infraestrutura cicloviária já existente, aplicando na prática o conteúdo teórico debatido nas palestras/rodas de conversa.

 

No dia 20/02, o Pedala Manaus, representado pela Chrystina Damasceno, apresentou a oficina “Sociedade Civil colaborando pela Política da Bicicleta em Manaus” onde foi compartilhada a vivência na construção de um diálogo em defesa da bicicleta com o poder público e sociedade manauaras. A atividade trouxe um apanhado geral dos diversos projetos realizados com parcerias da sociedade civil e instituições que vão de ensinar a pedalar e vivenciar a bicicleta na cidade (“Escola Bike Anjo”, “Terça Tradição” e “Quinta Coletiva”) à abordagem educativa de motoristas de coletivos (“Convivência Legal”),além da aplicação de pesquisas e dinâmicas (Perfil do Ciclista, Contagem de ciclistas, Origem-Destino, Desafio Intermodal, etc), mobilização para campanhas de educação de trânsito (Respeito ao Ciclista, Bici Blitz, etc.), realização dos Fóruns de Mobilidade de Manaus e ações sociais (Pedala Maninho). Ao final, os participantes puderam esclarecer dúvidas em relação ao que foi apresentado.

As pesquisas de campo realizadas durante a Oficina indicaram que, em Belém, 30% da população utiliza a bicicleta motivados pela economia de tempo e dinheiro, sendo a praticidade em segundo lugar, com 26%; entre os não ciclistas, a maioria aponta a falta de infraestrutura como o maior empecilho para pedalar (51%), estando a falta de segurança pública em segundo lugar, com 33%, seguido de perto pela “falta de respeito no trânsito”, com 25%. Belém pedala bastante e tem potencial para agregar mais ciclistas, impressionando a quantidade de 125 ciclistas na Av. Magalhães Barata em período inferior à 1h.

 

No último dia foi realizada uma visita técnica que compreendeu um percurso a ser pedalado pelos participantes, delimitado pelas Avenidas Magalhães Barata, Almirante Barroso, João Paulo, Travessa Lomas, Av. Duque, Antônio Barreto e Av. Alcindo Cacela, ocasião em que foram colhidas importantes observações, que posteriormente foram direcionadas para um Plano de Ação a ser executado na cidade.

A Oficina está percorrendo as cinco regiões brasileiras com o objetivo de orientar a sociedade civil organizada, cidadãos e técnicos municipais e gestores políticos para a inclusão da bicicleta, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, através de sua inserção nos Planos de Mobilidade Urbana.

 

20 à 21 de fevereiro de 2018

Belém – PA

 

Maiores informações: http://bicicletanosplanos.org/comofoioficinanorte/