Bicicultura e Velo-City transformaram o Rio de Janeiro na capital mundial da bicicleta

 

Sediando dois importantes eventos relacionados à mobilidade por bicicleta, o mês de junho no Rio de Janeiro foi marcado pela discussão da bicicleta em suas várias vertentes, social, econômica e de eficiência sustentável.

Entre os dias ​08 e 10​ de junho o movimento cicloativista do Brasil se reuniu por ocasião do Bicicultura, o maior encontro nacional voltado a discutir a mobilidade ativa.

Realizado no Museu do Amanhã, no centro da cidade, um local que foi resgatado e devolvido às pessoas, o evento contou com a participação de movimentos, organizações e pessoas de todas as regiões do Brasil, todos imbuídos no espírito de compartilhamento de experiências e aprendizado.

O Bicicultura tem se mostrado eficiente e produtivo neste ponto, uma vez que é a única oportunidade de encontro entre as pessoas que trabalham localmente o uso da bicicleta, o que permite com a troca de experiências, que ações bem sucedidas sejam replicadas, além da ampliação da rede nacional daqueles que se preocupam com a realidade da Mobilidade urbana no país.

Em 2019 o Bicicultura será realizado na cidade de Maringá no Paraná e em 2020​, a região norte receberá pela primeira vez o evento, na cidade de Belém do Pará.

Na sequência da semana, a cidade ainda foi palco da Velo-City, a maior conferência mundial que discute a bicicleta como meio de transporte e seu papel nas cidades. Foi a primeira vez que o evento foi realizado na América latina. O evento que ocorreu entre os dias 12 e 15 de junho é referência mundial na discussão e formulação de políticas de ciclismo urbano.

Este ano o Velo-City teve como tema o ​”Acesso a Vida​”​ e contou com a participação de 200 palestrantes de todo o mundo e aproximadamente 1.000 participantes, com 73 sessões de debates, discussões, palestras e plenárias. O enredo da conferência pode ser resumido na busca pela felicidade e qualidade de vida, integrando vida e transporte, gerando uma economia viva e transformando as cidades em espaços acessíveis a todos, sem distinção.

Os destaques do evento foram as plenárias onde foram discutidos temas como Cidades para Todos, Megacidades, Tecnologia, Cicloturismo, Infraestrutura, Intermodalidade, Advocacy pra Inclusão, Políticas Globais e Governança. Tanto as sessões plenárias como as sessões paralelas abordaram questões importantes como ciclismo e inclusão social, igualdade de gênero, diversidade e mudança de comportamento. Além disso, um dos mais importantes legados do Velo-City, foi a Declaração do Rio sobre o Uso da Bicicleta para Mobilidade Urbana Sustentável.

A declaração, que trata sobre a promoção de políticas públicas para a mobilidade urbana sustentável, estabelece, ainda, um acordo de colaboração permanente para troca de informações e experiências sobre a importância da bicicleta para as cidades, através de ações educativas, de conscientização da população e da melhoria da infraestrutura urbana por meio de parcerias público/privada e da sociedade civil. A declaração tem como signatários as cidades de Paris, Dublin, Bruxelas, Copenhagen, Nijmegen e Rio de Janeiro.

As próximas edições da Velo-City acontecerão em Dublin na Irlanda em 2019 e na Cidade do México em 2020.

O Pedala Manaus participou dos dois eventos apresentando as ações que são promovidas em Manaus e que fomentam o uso da bicicleta ou trabalham a sensibilização do poder público e da população para o tema como a campanha “Bicicleta nos Planos” realizada pela UCB, Bike Anjo e ICS e apoiada pelas associações locais, a campanha de sensibilização “No trânsito compartilho respeito”, os projetos “Bicicleta no Trombone” e “Estações de Reparos Rápidos”, além de uma mesa redonda que discutiu o cicloativismo de norte ao sul do Brasil.

Eventos desta natureza são fundamentais para o crescimento e fortalecimento do movimento em busca de cidades mais humanas, sustentáveis e inclusivas, de modo que, sempre são capazes de renovar as energias de quem trabalha o tema, bem como, atua diretamente na ampliação do campo de atuação com o aumento da gama de possibilidades a serem replicadas de ações bem-sucedidas mundo a fora.