Bicicleta vence o VI Desafio Intermodal 2015 em Manaus

Pela quinta vez a bicicleta vence o Desafio Intermodal ocupando três das cinco primeiras posições.

No dia 24 de setembro, O Pedala Manaus promoveu pela sexta vez consecutiva o Desafio Intermodal e neste ano os modais a propulsão humana dominaram e mostraram suas eficiências nos deslocamentos durante o horário de pico e de maior congestionamento do trânsito.

O Desafio Intermodal é uma avaliação sobre as diferentes formas de deslocamento, a fim de que sejam observadas situações como o tempo de trajeto, entraves e facilidades de cada meio utilizado, bem como sua  eficiência observando os critérios de velocidade, custo e emissão de poluentes. O objetivo é despertar a atenção da sociedade para alternativas de transporte mais eficientes que o automóvel. Não só em relação à poluição, economia, saúde e interação com a cidade, mas, também à rapidez.

Backup_of_PEDALA 1 DE OUTUBRO RANKING1

 

Os modais escolhidos este ano para o desafio foram o pedestre, patins, bicicleta convencional, bicicleta elétrica, triciclo elétrico, moto, moto-táxi, automóvel particular, táxi, ônibus executivo e ônibus convencional e o percurso definido entre o Paço Municipal no centro da cidade e a Escola de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas totalizando aproximadamente seis quilômetros com cada modal escolhendo o caminho que fosse mais conveniente e todos seguindo as regras de trânsito para que nenhum fosse beneficiado por utilizar algum artificio não permitido por lei.

Este ano bicicleta ganhou o Desafio Intermodal. O ciclista Akino dos Santos, de 48 anos, completou o percurso em 18 minutos e 58 segundos, tempo menor que o do ciclista do ano passado, que foi de 20 minutos.

Em segundo lugar, chegaram os patins, com o tempo de 19 minutos e 40 segundos. Em terceiro, o triciclo elétrico, com tempo de 19 minutos e 42 segundos. A motocicleta chegou em sexto e o carro chegou 49 minutos depois da largada.

Quando avaliados os demais critérios, as posições iniciais não se alteraram, porém considerando custos e emissão de poluentes, o moto-táxi, o táxi e o automóvel passaram para as últimas posições repetindo o resultado de 2014 e, evidenciando assim a ineficiência nas condições de trânsito encontradas durante o trajeto e a vantagem dos modais a propulsão humana, destacando-se as bicicletas, que ocuparam duas das três primeiras posições.

O desafio a cada ano nos traz resultados surpreendentes. Nesta edição, o ônibus mesmo utilizando o corredor exclusivo foi mais lento que o automóvel, tendo em vista a longa espera até a tomada do coletivo (30 minutos). O triciclo elétrico mostrou-se também eficiente chegando praticamente empatado com os patins. E o custo do deslocamento do táxi (7º.) foi o mesmo do moto-táxi (8º.) sendo que este último levou 17 minutos a mais para efetuar a mesma rota”.

O Pedala Manaus promove desde 2010 o Desafio Intermodal, que neste ano fez parte das ações da Semana da Mobilidade Urbana e contou com 26 voluntários, representando 11 diferentes modais. O Skate e o cadeirante foram convidados, porém não conseguiram participar.

Com o desafio esperamos não somente gerar números como se fosse uma competição, mas principalmente favorecer uma discussão e reflexão sobre as opções de modal que temos e o quanto a escolha por um transporte alternativo pode ajudar na melhoria da realidade atual do trânsito Manauara.

O VI Desafio Intermodal só foi possível devido ao trabalho voluntário de muitas pessoas. Todos os participantes toparam apoiar o desafio e contribuir para um trânsito melhor. Nosso muito obrigado a Nádia Aguiar, Marcos Reis, Welby Barros, Jorge Mojica, Kadu Nunes, Israel Felix, Élcio Oliveira, Mariléia Seixas, Leonardo Aragão, Cizinando Cruz, Leide Holanda, Wilson e Benjamin, Akino dos Santos, Neto Santos, Augusto Penha, Carola Schulz, Isabelle Valois, Raquel Cardoso, Paulo Aguiar, Suelen Maria, Admilson Souza, Priscila Santiago, Navratinova Cardonha e Luana Demosthenes.