A partir de hoje estaremos postando uma série de matérias com as principais ações e atividades realizadas pelo Pedala Manaus neste ano de 2018, um ano marcado por uma certa estagnação no que diz respeito às políticas públicas para mobilidade ativa, mas também de muito aprendizado e resiliência.

Acompanhe aqui um pouco de como pedalamos e giramos neste ano que está acabando.

 

Fóruns, Congressos e Encontros

2018 foi o ano em que mais participamos de congressos, fórum e eventos relacionados à bicicleta. Foram quatro eventos internacionais e seis nacionais que nos permitiram muito aprendizado e troca de experiências.

Em Fevereiro, estivemos em Belém do Pará participando da Oficina Regional do “Bicicleta nos Planos” e apresentamos a “Quinta Coletiva” e o “Convivência Legal” no 7º. Fórum Mundial da Bicicleta realizado na cidade de Lima, no Peru. Foram quatro dias muito intensos tendo a bicicleta no papel principal.

Ela também nos levou até Sevilha na Espanha, onde participamos da II Feira da Bicicleta realizada em maio na capital da Andaluzia.

Também estivemos presentes no Bicicultura, na Velo-City e no de Encontro Latino-Americano de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas, todos realizados na cidade do Rio de Janeiro durante o mês de junho. Tivemos a oportunidade de falar do “Bicicleta no Trombone”, das “Estações de Reparo Rápido de Bicicletas”, da “Campanha de Proteção ao Ciclista e de Compartilhamento das Ruas”, do “Bicicleta nos Planos” e da trajetória do Pedala Manaus em seus quase nove anos de existência.

Em Agosto, foi a vez do I Fórum de Bicicletas de Rio Branco no Acre, debatendo como a sociedade civil organizada pode incidir em políticas públicas.

O ano seguiu e o Pedala Manaus também participando do Shinano Fest em setembro em São Paulo e fechamos o ano indo em novembro até Maceió para participar do III Fórum Nordestino da Bicicleta e do 5º. Encontro Nacional Bike Anjo em Belém do Pará.

Foi sem dúvida um ano de muito conhecimento, de consolidação do movimento nacional e internacionalmente, rever amigos e parceiros e compartilhar coisas boas, positivas e construtivas.

Seguiremos para 2019 sempre na busca por mais pessoas e bicicletas, com cidades humanizadas, justas, acessíveis e democratizadas e contamos com o apoio todos vocês para que isso aconteça a cada giro do ano que se inicia.