Três dias totalmente voltados à discussão e construção coletiva de uma Manaus mais humana, democrática e pacificada.
Entre os dias 24 e 26 de agosto de 2016, o Movimento Pedala Manaus promoveu o V Fórum de Bicicletas Manaus com o tema “A Necessidade de Políticas Públicas de Ciclomobilidade para o Desenvolvimento Urbano”, aproveitando as eleições municipais no país para tratar de questão tão preponderante para melhorar as condições de quem usa a bicicleta.
O público alvo do evento foi a comunidade acadêmica, desta forma, dois dias da programação foi realizada nos auditórios de duas faculdades da cidade.
Toda a programação do fórum foi desenvolvida para estimular o público a pensar como as decisões políticas impactam diretamente no dia a dia da sociedade.
Como atividade pré-fórum realizamos um bate papo sustentável “Que Cidade Queremos Construir” na Fundação Amazonas Sustentável (FAS), no dia 24 pela tarde, que promovendo o debate sobre a mobilidade urbana de Manaus com participação do ex-secretário de Obras Públicas de Bogotá, Jaime Ortiz e renomados arquitetos amazonenses e representantes do movimento cicloativista como Cris Sotto Mayor, Maurício Carvalho Rocha e Werner Deimling Albuquerque. E para compartilhar as boas práticas que vem trazendo resultados positivos em suas respectivas cidades, foram convidados a palestrar Zé Lobo da Transporte Ativo, Laura Ceneviva da Prefeitura de São Paulo, Jaime Ortiz, ex-secretário de obras públicas da prefeitura de Bogotá e Clarisse Linke do ITDP Brasil nas noites de atividasde do fórum.
No último dia da programação encerramos no Parque Ponte dos Bilhares, a casa dos ciclistas, ocasião em que os candidatos à Prefeitura de Manaus foram convidados a participar de um painel político para exposição das propostas sobre o tema mobilidade ativa.
Dos nove prefeituráveis, estiveram presentes Luiz Castro (Rede), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PR), Hissa Abrahão (PDT), Serafim Corrêa (PSB) e Marcos Queiroz (PSOL).
Simultaneamente, realizamos outras atividades como oficina de serigrafia e Customização de Bicicletas com as Engraxadas (RJ), Exposição de Fotografias “Manaus de Bike” e Teatro de Fantoches e de pintura para as crianças. Também tivemos as seguintes bike empreendedoras como participantes: a Red Bike Tortinhas, Bike Din-din da Lú, Doces e Salgados da Gaúcha, Fish Bike – espetinhos de peixe, Gigi Bike Store, além da turma do espaço gourmet da Faculdade Mauricio de Nassau.
E pra fechar a noite, super performance do querido Zezinho Correa e dançarinos, com pré-show do Tom Oliver.
Não podemos deixar de mencionar a participação da turma do Instituto CicloBR de São Paulo também esteve presente registrando tudo que acontecia no fórum juntamente com as super lentes da Michelle Castilho do Ciclovias Invisíveis do Rio de Janeiro.
Segundo Nádia Aguiar, coordenadora do Pedala Manaus “o evento deste ano consolida o fórum como importante momento de discussão sobre como a cidade pode evoluir a partir de políticas voltadas para a valorização da vida, tornando-a mais sustentável e amiga das pessoas.”
O V Fórum de Bicicletas Manaus teve o apoio do Go Inn Manaus Hotel, FAS – Fundação Amazonas Sustentável, Pronto Cargo Transportes, OGGI Bikes, OX Bike, CAAMA – Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, UCB – União de Ciclistas do Brasil, Uninorte – Centro Universitário do Norte, Faculdade Mauricio de Nassau – Campus Manaus, Yara Água Mineral, Alfama, Bicicletaria OficeBike, Gigi Bike Store, Parque Ponte dos Bilhares e Projesound – Equipamentos de projeção e sonorização.