Além de pandemônio político econômico que o país está passando, ainda temos que enfrentar um crescente índice de violência e crimes. Contudo, a CNBB vem promover a reflexão em torno do tema Fraternidade e Superação da Violência – Somos Todos Irmãos.
No dia 23 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Amazonas realizou sessão especial no Plenário Ruy Araújo reunindo autoridades e movimentos sociais para falar do tema. A convite do deputado José Ricardo, o Pedala Manaus participou da sessão.
Mas o que seria a violência se não a inibição do direito do ir e vir do cidadão com intimidação física ou moral. Sendo assim, temos várias formas de violência. Porque não adicionar a violência o trânsito.
O transito hoje é uma das causas que mais mata no mundo, só perde para o câncer e as doenças cardíacas. O índice de morte no Brasil diz que 22 a cada 100 mil habitantes morrem no trânsito, uma média de uma morte a cada 12 minutos.
Costumamos usar o termo “acidente” para as ocorrências no trânsito. Mas a verdade é que não são acidentes e sim ocorrências porque são consequências de escolhas e não do acaso. Dirigir acima da velocidade, realizar ultrapassagem proibida, não respeitar a faixa de pedestre, não reduzir velocidade ao ultrapassar um ciclista e manter distância de segurança, dirigir alcoolizado, isso tudo é uma escolha do condutor.
A redução desse tipo de violência não cabe apenas às leis e a fiscalização do poder público, mas também a conscientização de cada um de nós das responsabilidades e consequências dos nossos atos/escolhas, a democratização e compartilhamento dos espaços públicos, acalmamento das vias.