Já virou tradição: toda terça-feira a galera do Pedala Manaus se reúne para fazer um passeio noturno de bicicleta por Manaus. O percurso varia a cada dia, mas escolhemos sempre rotas bem tranquilas, na faixa de 10 a 15 km, uma distância facilmente percorrida de bicicleta e que permite a todos participar.

A ideia é oferecer uma oportunidade de passeio para iniciantes no pedal, mas todos os ciclistas são bem-vindos para pedalar com segurança e organização.

Se você quer começar a pedalar e está faltando um incentivo, o Pedala Terça Tradição é seu dia!

Venha pedalar com a gente!

:: Para saber mais sobre os passeios realizados, clique aqui.

:: Para ver as Regras de Conduta e pedalar com mais segurança e prazer, clique aqui.

______________________________________________________________________________
Ponto de encontro :: Parque dos Bilhares – No lado da Av. Constantino Nery, sentido bairro-centro. O Parque fica entre as Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, próximo ao Shopping Millenium.

Concentração :: 20h

Saída para o pedal :: 20h30

Rotas :: Escolhemos 4 rotas para a Terça Tradição, variando uma para cada semana:

ROTA 1 – Av. Brasil
ROTA 2 – Teatro Amazonas
ROTA 3 – Parque Jefferson Peres
ROTA 4 – Orla de Manaus

Veja abaixo em detalhe cada uma delas.

ROTA 1 – Av. Brasil
Descrição – Percurso saindo do Parque dos Bilhares com uma leve subida pela Av. Djalma Batista, onde seguiremos pela Av. Kako Carminha e Av. Brasil até a Av. Coronel Teixeira. Em seguida entraremos na Travessa da Ponta Negra e então na Av. Jacira Reis onde faremos uma parada para descansar. Seguiremos pelas avenidas Darcy Vargas e Constantino Nery para retornar ao Parque dos Bilhares. O percurso tem cerca de 13,5 km e tem muitas descidas e partes relativamente planas.
Extensão – 13,5 km
Tempo estimado – 2:00 h

ROTA 2 – Teatro Amazonas
Descrição – Percurso bastante tranquilo, saindo do Parque dos Bilhares e seguindo pela Av. Djalma Batista até a Av. Getúlio Vargas. Em seguida, pegamos a Av. Sete de Setembro até a Av. Eduardo Ribeiro e após uma leve subida entramos na R. Dez de Julho até parar no Largo São Sebastião, onde faremos uma parada para descansar. Nesse ponto teremos que descer da bicicleta e empurrar até retornar para o pedal na Av. Eduardo Ribeiro, até entrar à esquerda na R. Monsenhor Coutinho e virar à direita na Av. Ferreira Pena. Essa via tem uma descida leve e uma ladeira tranquila até virar à esquerda na Av. Min. Valdemar Pedrosa, para então acessar a Av. Constantino Nery e rumar em direção ao Ponto de Chegada no Parque dos Bilhares. O percurso tem pouco menos de 10 km e poderá ser percorrido bem tranquilamente, pois tem muitas partes planas e descidas, com poucas subidas. Indicado para iniciantes.
Extensão – 9,25 km
Tempo estimado – 1:45 h

ROTA 3 – Parque Jefferson Peres
Descrição – Percurso bastante tranquilo, saindo do Parque dos Bilhares e seguindo pela Av. Constantino Nery até a Av. Darcy Vargas. Em seguida, pegaremos a R. Maceió e R. Major Gabriel até o Prosamim próximo ao Parque Jefferson Peres, no centro, onde faremos uma parada para descansar. De lá continuaremos pela Av. Sete de Setembro até a Av. Castelo Branco de onde retornaremos pela Av. Manaus, R. Lima Bacuri, R. Dr. Almínio e R. Quintino Bocaiúva até entrar na Av. Floriano Peixoto. Nesse ponto, nos posicionaremos à esquerda da via para entrar na Praça da Polícia (Heliodoro Balbi) na Av. Sete de Setembro. Então iremos entrar à direita na Av. Eduardo Ribeiro, até chegar à R. Monsenhor Coutinho e depois à Av. Ferreira Pena. Essa via tem uma descida leve e uma ladeira tranquila até virar à esquerda na Av. Min. Valdemar Pedrosa, de onde iremos acessar a Av. Constantino Nery e rumar em direção ao ponto de chegada no Parque dos Bilhares. O percurso tem aproxidamente 15 km, mas poderá ser percorrido tranquilamente, pois tem muitas partes planas e descidas, com poucas subidas. Iniciantes podem participar sem problemas!
Extensão – 15 km
Tempo estimado – 2:15 h

ROTA 4 – Orla de Manaus
Descrição – Percurso bastante tranquilo e agradável, saindo do Parque dos Bilhares com uma leve subida pela Av. Djalma Batista, onde seguimos pela R. Belém, R. Maceió, R. Major Gabriel, contornando para pegar a Av. Kako Carminha (Boulevard) e trecho da R. Prof. Marciano Armond até chegar na Av. Presidente Castelo Branco, onde entramos em uma descida agradável até o Igarapé do Educandos. Parada no Parque Jefferson Peres para descansar, hora do lanche, de curtir a ciclovia do parque e partir para o pedal com o gás renovado. Seguimos pela orla, Porto de Manaus e avistamos o Rio Negro! Em seguida, pegamos as avenidas Floriano Peixoto, Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro até chegar à Praça do Congresso, onde entraamos na R. Monsenhor Coutinho e logo à direita na Av. Ferreira Pena, passando pela Praça da Saudade. Em seguida pegamos a Av. Constantino Nery em direção ao Ponto de Chegada no Parque dos Bilhares. O percurso tem pouco mais de 15 km, mas pode ser percorrido bem tranquilamente, pois tem muitas descidas longas e partes planas.
Extensão – 15,3 km
Tempo estimado – 2:15 h

______________________________________________________________________________
:: Para saber mais sobre os passeios realizados, clique aqui.

Tradicional passeio ciclístico noturno em Manaus, a Terça Tradição oferece uma opção de lazer ao ar livre, explorando a cidade de bicicleta. Rotas na faixa de 10 a 25 km, com saída do Parque dos Bilhares às 20h30.

Toda terça-feira o Pedala Manaus organiza um passeio noturno de bicicleta por Manaus, a TERÇA TRADIÇÃO! As rotas variam a cada semana procurando cobrir todas as regiões da cidade, com a extensão variando de 10 a 25 km. Se você quer começar a pedalar e está faltando um incentivo, a Terça Tradição é seu dia!

Todos os ciclistas estão convidados a participar. A ideia da Terça Tradição é oferecer uma oportunidade de passeio para quem está iniciando no ciclismo e busca uma opção de lazer ao ar livre aliada com atividade física. Venha pedalar, conhecer outras pessoas e ver a cidade sob outro ângulo!

Como funciona :: A Terça Tradição é conduzida por monitores do Pedala Manaus que orientam o grupo todo a manter uma conduta adequada nos passeios, atuando a favor da segurança dos ciclistas em cruzamentos e outras situações de risco. Em geral, cerca de 250 pessoas tem comparecido a cada semana.

Como participar :: A participação é gratuita, basta ter uma bicicleta e comparecer no ponto de encontro às terças. Recomendamos que a bicicleta seja revisada com antecedência por um mecânico competente e que o ciclista use equipamentos de segurança.

Equipamentos básicos :: O Pedala Manaus incentiva fortemente a adoção de equipamentos de segurança como capacete, luzes de sinalização dianteira (branca) e traseira (vermelha). Se você ainda não os possui, é um importante investimento a ser feito.

Ponto de encontro :: Parque dos Bilhares – Entre as Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, próximo ao Shopping Millenium. Terça-feira, concentração às 20h. Saída às 20h30.

___________________________________________________________________
:: Para saber mais sobre as Terças Tradição realizadas, clique aqui.

:: Para ver as Regras de Conduta e pedalar com mais segurança, clique aqui.