A Semana da Mobilidade Urbana visa estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade. Além disso, ela pretende propor às pessoas que dirigem todos os dias que percebam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é estimular que essas pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover sem depender do seu carro ou moto, seja a pé, de ônibus ou de bicicleta.
A Semana da Mobilidade Urbana 2011 será composta do ‘II Desafio Intermodal’ e do ‘Dia Mundial Sem Carro’. Ela está sendo organizada pelo Pedala Manaus em parceria com a Prefeitura de Manaus, o Governo do Estado do Amazonas e a Federação de Ciclismo Amazonense. Em breve vamos disponibilizar mais informações e abrir as inscrições para quem quiser participar das atividades.
Veja a programação preliminar abaixo.
O Desafio Intermodal consiste em comparar as diferentes opções de modais de transporte urbano, avaliando o desempenho de cada um deles ao sair de um ponto A e chegar a um ponto B. Os modais que serão avaliados em Manaus em 2011 serão: carro, moto, ônibus, bicicleta e pedestre. Serão computadas as seguintes informações para cada modal: o tempo gasto em minutos, custo em reais e kg de CO2 emitidos durante o trajeto. O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, será levado em conta o tempo que a pessoa leva até o local e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo. Como o ciclista desmontado se equipara a um pedestre, o único veículo que não será necessário estacionar é a bicicleta. No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito. A largada será dada pelo Secretário Fabrício Lima. Nesse momento as pessoas se dirigirão até o seu modal e cada uma poderá fazer o trajeto que achar mais conveniente. O percurso será do Largo São Sebastião até o Parque dos Bilhares.
Data :: 15/09/11 (quinta-feira)
- 17h :: Concentração no Largo São Sebastião
- 17h40 :: Explicação das regras
- 18h :: Largada
- 18h30 – 19h45 :: A previsão de chegada dos participantes ao Parque dos Bilhares
As atividades do Dia Mundial Sem Carro começarão com um encontro no Parque dos Bilhares onde será servido um café da manhã, seguido de um bate-papo com participantes. Todos serão incentivados a chegar no parque de bicicleta. Logo depois vamos fazer uma pedalada até a Universidade Nilton Lins, onde acontecerá o workshop ‘A BICICLETA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE URBANA: POTENCIAL E DESAFIOS‘. Estão previstos os seguintes palestrantes: Secretário Fabrício Lima (SEMDEJ), Ricardo Braga-Neto “Saci” (Pedala Manaus), representante do Ministério das Cidades (a definir), Secretário Marcelo Dutra (SEMMAS), Miguel Capobiango (UGP Copa) e representante da Manaustrans (a definir). Cada palestrante fará uma breve apresentação de 10 minutos sobre a bicicleta como meio de transporte, seguida de discussão entre todos sobre modelos de infra-estrutura já desenvolvidos em outras localidades, políticas pública, desafios e o potencial para a cidade de Manaus.
Data :: 22/09/11 (quinta-feira)
- 8h :: Hora de início no Parque dos Bilhares
- 9h30 às 10h30 :: Pedalada pela cidade
- 10h45 :: Workshop na Universidade Nilton Lins
- 12h30 :: Encerramento das atividades e saída para almoço
Infelizmente não poderei participar da programação do Dia Mundial Sem Carro, mas vou fazer minha parte. Irei e voltarei ao trabalho de bike. Cidade Nova- Centro de Manaus. Abs a todos.
Keynes,
Moro no Parque das Laranjeiras e venho pra Praça 14 pro trabalho nesse dia. A gente pode se encontrar no caminho e compartilhar a pedalada. O q vc acha?
Olá, não haverá nenhuma atividade programada pro dia 22 de setembro durante a noite??
Queria participar da programaçao do dia mundial sem carro, mais nao tenho capacete. Posso?
Bom pedaleiros….Keyne e Paulo, é isso aí…façamos nossa parte
e o resto se encaixa..rsrsrs….nesse dia tb vou de bike..meu percurso é pequeno mas será um desafio….Praça 14 para C Nery…transito muito louco na L. Malcher…mas vamos lá….
Bom dia e abraços.