A primeira experiência com a Quinta Coletiva agradou os participantes e revela a importância de se investir na formação de novos ciclistas em Manaus
A proposta da Quinta Coletiva, novo serviço organizado pelo Pedala Manaus, é contribuir para que o ciclista iniciante pratique algumas atividades cotidianas do ato de pedalar e assim ganhe experiência e confiança, condições básicas para se pedalar com segurança no trânsito. A primeira edição teve a participação de 13 pessoas que participaram ativamente das atividades propostas, com muito bom humor e atenção.
As primeiras atividades foram sobre a importância de se pedalar com equipamentos de segurança no trânsito, como capacete, luzes dianteira (branca) e traseira (vermelha) e luvas. Em seguida, fizemos alguns ajustes nos capacetes e passamos dicas sobre mecânica da bicicleta, como tirar as rodas usando a blocagem, como regular a altura do banco, calibragem dos pneus e como trocar uma câmara de ar.
Depois dessa breve introdução, passamos para uma parte prática na ciclovia do Parque dos Bilhares para treinar: i) trocas de marchas em aceleração e desaceleração; ii) sinalização com gestos mostrando que vamos virar à esquerda, direita ou se vamos parar; e iii) equilíbrio, muito importante em subidas quando pedalamos bem lentamente e não podemos correr o risco de desequilibrar.
Depois da pedalada na rua, retornamos ao Parque dos Bilhares para um bate-papo e encerramento das atividades. O Pedala Manaus agradece a presença de todos e convida os interessados a participar das próximas edições da Quinta Coletiva. Para se inscrever envie seu pedido pelo nosso site e aguarde a confirmação na quinta de manhã.
Vejam mais fotos sobre a Quinta Coletiva abaixo.
Coordenadores do Pedala Manaus que participaram da 1a. Quinta Coletiva:
- Ricardo Braga Neto (Saci)
- Mário Terra
- Marcelo Cunha
- Felipe Rossoni
- Tiago Oliveira
Fotos:
- Eduardo Mühlen
Agradecimentos:
- SEMMAS
Muito bacana… É o Pedala Manaus incentivando cada vez mais o uso da bicicleta nas ruas de Manaus. Espalhem essa idéia…
é isso pedalamaó…bike anjo agora é na coletividade…muito original!!
parabéns aos organizadores e participantes!!!
Iniciativa super apoiada… mais bicicletas e menos carros… por uma cidade com mais qualidade de vida. Parabéns ao grupo!
Parabens pela iniciativa, espero estar na proxima quinta.
Abraço.
Parabéns, pessoal!
Pelo visto, um serviço de primeiríssima qualidade (como sempre)!
GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÃOES DE COMO FAÇO PARA FAZER PARTE DESTA TURMA DE CICLISTAS, POIS TENHO INTERESSE DE PARTICIPAR! OBRIGADA
Olá Clotilde, o Pedala Manaus tem 2 passeios semanais: Terça Tradição e Quinta Coletiva.
Para fazer parte dos passeios você precisa ter uma bicicleta e alguns equipamentos de segurança, principalmente capacete, luz traseira (vermelha) e dianteira (branca), além da vontade de pedalar!
Nossas atividades são abertas a todos os interessados. Na terça é só comparecer no Parque dos Bilhares às 20h e sair para pedalar. Na quinta, embora o passeio seja aberto, você precisa se cadastrar no site do Pedala Manaus porque a atividade é voltada para um grupo pequeno (até 15 pessoas por semana) de iniciantes.
Visite nosso site para saber mais informações:
Terça Tradição – https://pedalamanaus.org/category/terca-tradicao/
Quinta Coletiva – https://pedalamanaus.org/category/bike-anjo/
Obrigado pelo interesse!
Vamos mobilisar a galera a pedalar.muitos falam de poluiçao mas nao querem trocar seus carros por uma bike,querem o bem do mundo mas nao fazem nada p/ que a poluicao acabe.pedalar é uma atitude d querer ver o mundo menos poluido.
Para participar da quinta coletiva faz como??? eu preciso muito de algumas instruções!!! hahahah
Ola Camila,
basta acessar o link abaixo e preencher o formulario!
https://pedalamanaus.org/servicos/bike-anjo/formulario-de-participacao-na-quinta-coletiva/
Seja bem vinda!!
Foi muito boa a prdalada de ontem,e issi]o mesmo,tem procurar outros percursos como desafios e mostrar para a população,como é saudavel pedalar,temos que ter nosso direito garantido e respeitados por todos,pricncipalmente pelos motorista,que muitos deles são estupido e ignorantes.Os coodenadores do evento tem mesmo que buscar novos percursos,vlw.