Por Ricardo Romero, o Alemão

O que dizer de um “Mundo” em que a fala, através das palavras, não chegam a solução nenhuma??? O Mundo hoje vive entre conflitos… São guerras, em sua maioria, sem explicação! É só ligar a TV, assistir por alguns minutinhos e já veremos inúmeras mortes… Mortes essas que poderiam ser evitadas por entendimentos entre nações, ou até mesmo entre etnias/povos de uma mesma nação. Onde está o erro? Será na comunicação de quem fala ou na assimilação da informação de quem escuta? Ambos??? Não sei dizer, só sei que está tudo errado…

Nas nossas vidas, em nosso meio, ocorrem problemas similares… Se palavras FALADAS já são mal entendidas, imaginem palavras escritas… Onde não temos a entonação e talvez nem acentuação/pontuação… Quero falar aqui a respeito de conflito e desagrados em meio a uma comunidade de pessoas que imagino “lutar” por um mesmo ideal… Se não o mesmo, mas bastante próximo! O que vejo em tudo isso, é que em muitos casos, escrevemos textos (curtos ou longos) que são interpretados de diferentes formas por inúmeras pessoas de ideais, ideias e conceitos diferentes… E o resultado, qual é? São conflitos, hostilidades e outros desencadeamentos que afetam toda uma estrutura que alguns lutam diariamente para manter em união e a busca por um lugar ao SOL… Não podemos permitir que todo um trabalho, de anos, seja submetido a situações desnecessárias e conflitantes… Que coloque em risco toda harmonia nos ambientes que vivemos e que pessoas que consideramos boas, vivem. Há um respeito maior em tudo isso, que devemos colocá-lo em primeiríssimo lugar e nunca esquecê-lo dentro da gaveta da cômoda, quando saímos de casa para o trabalho, estudo, lazer ou qualquer outra atividade.

Em função de sermos tão diferentes, dentro de um mesmo bairro, cidade ou estado, sugiro que se tome muiiiiito cuidado ao expor alguém, falar sobre alguém ou polemizar situações que podem vir a afetar alguém… Somos grupos cobertos por um Movimento, que só sobreviverá com o apoio dos demais… Sem picuinhas, sem “desajeitos”, sem confusões… Lutando junto e mostrando ao mundo (nem precisa tanto) que organizados, chegaremos ao ponto mais alto da mais alta montanha, estruturados e respeitados como um TODO!