A Associação Ciclística Pedala Manaus e a Fundação Amazonas Sustentável – FAS lançaram em julho o Prêmio “A Gente Pedala e FAS”, uma ação que reconheceu e apoiou iniciativas voltadas à acessibilidade e mobilidade urbana em Manaus. 

 

O prêmio surgiu para dar vazão à criação de uma nova agenda de desenvolvimento urbano sustentável, buscando iniciativas relacionadas à bicicleta e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. O edital selecionou e apoiou quatro ideias que visam a melhoria da cidade em relação ao tema, trabalhos dos quais, inclusive, já estão automaticamente selecionados para a fase final do prêmio VIRE MANAUS promovido pela FAS.

As quatro melhores propostas apresentadas e premiadas durante o 7º. Fórum de Bicicletas Manaus foram as seguintes:

1º Lugar – Projeto Ciclointegra Manaus: Largo Mestre Chico e Alameda São Benedito – Ganhador: Ycaro Batalha – UFAM / AM – ycarogb2013@gmail.com

Integração entre duas ciclovias na Zona Sul de Manaus, sendo uma localizada no bordo da Alameda São Benedito e a outra no Largo Mestre Chico. Tais infraestruturas são dois exemplos de rotas cicláveis existentes e que não foram consideradas no PlanMob-Manaus.

2º Lugar – Sistema expansivo de mobilidade compartilhada na Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Ganhadores: Cristiano Paiva e Mikael Costa – UFAM / AM – cristianoo.paivaa1@gmail.com

Sistema de bicicletas compartilhadas no qual, a UFAM se tornaria o segundo polo de expansão do sistema Manôbike, Implantação de um sistema de concessão de carona para membros da comunidade universitária e sintetização das ações em campanhas de marketing para incentivar transporte público e carona.

 Lugar – Viver de Bike

Ganhador: Murilo Casagrande – AROMEIAZERO / SP – murilo@aromeiazero.org.br

Geração de conhecimento e renda para jovens das periferias através do  empreendedorismo com foco na bicicleta, com a divulgação do uso da bicicleta como meio de transporte por meio do aumento da oferta de serviços relacionados e incentivar a promoção de cultura e arte por meio da bicicleta em periferias da cidade.

 Lugar – Introdução do Manôbike no dia-a-dia do cidadão comum em Manaus

Ganhador: Eric Araújo / AM – ericaraujo.arq@gmail.com

Mapeamento dos espaços públicos existentes nos principais bairros de Manaus e instalar estações do Manôbike que sejam acessíveis à uma distância confortável e com percurso seguro para quem hoje se desloca a pé ou de ônibus, conectando-os à terminais ou pontos de ônibus estratégicos e permitindo a interconectividade entre estes modais.

As iniciativas foram avaliadas por uma comissão formada por especialistas em diversas áreas como urbanismo, mobilidade urbana, meio ambiente e sociologia. Os projetos selecionados receberam os seguintes prêmios:

1º Lugar – Passagem área Ida e volta para qualquer lugar do Brasil com direito a acompanhante

2º Lugar – Uma bicicleta AUDAX modelo HAVOX TX 29

3º Lugar – Vale desconto de 20% para qualquer compra na bicicletaria Pedal & Cia. (válido para compra de peças, acessórios ou bicicletas)

4º Lugar – Kit Fórum com camiseta e produtos da marca Cíclicas (RJ)

O Pedala Manaus e a Fundação Amazonas Sustentável – FAS agradecem a participação de todos os que inscreveram seus trabalhos, compartilharam suas ideias, mas principalmente, agradecem essa turma que está pensando e tentando colocar em prática ações que visam a melhoria da condição urbana no que diz respeito à mobilidade urbana.