Seguindo com a retrospectiva do Pedala Manaus, 2018 foi também o ano do “Bicicleta no Trombone”, projeto que leva para o público não ciclista temas relacionados à cultura da bicicleta, como sustentabilidade, geração de renda e emprego, saúde e bem-estar e, principalmente, mobilidade urbana.

Tivemos várias oportunidades para falar da bicicleta em faculdades, universidades, empresas públicas e privadas e órgãos públicos. Destaque todo especial para o trabalho realizado em parceria com o Batalhão de Fuzileiros Navais que promoveu o uso da bicicleta como meio de transporte e como forma de redução de acidentes dentro do seu quadro. Foi um mês inteiro mostrando os benefícios da bicicleta e como pedalar nas ruas para os militares.

Também participamos de seminários, como o de arquitetura na ULBRA, Rodas de Conversa na Fundação Amazonas Sustentável – FAS de mais uma edição da Virada Sustentável, Palestras nas Faculdades Martha Falcão e Uninorte, SIPAT na CNA, Palestra no projeto Sauim de Coleira e na 3ª Conferência Nacional e Internacional de Turismo Sustentável (CONATES) entre outros.

Foram vários momentos em que pudemos levar a mensagem de que a bicicleta é uma alternativa extremamente viável de transporte e que possibilita de forma sustentável e democrática a transformação de pessoas e de cidades.

Que em 2019 possamos continuar levando esta mensagem e que isso influencie mais pessoas a, não só adotar a bicicleta como meio de transporte, mas também pensar coletivamente, entendendo o seu benefício num contexto geral, e não só para quem pedala.