Novo serviço oferecido aos ciclistas iniciantes deverá ajudar a multiplicar a quantidade de bicicletas em Manaus. Para participar, você precisa enviar suas informações pelo site e aguardar a confirmação. Primeira edição será no dia 18 de agosto.


Saudações pedaleiros e pedaleiras!

A decisão do Pedala Manaus de deixar de organizar a Quinta Alternativa foi muito difícil de ser tomada, mas foi importante para dar condições de organizarmos outras atividades além dos passeios semanais. Entretanto, nunca deixamos de pensar nas pessoas que realmente se sentiam mais seguras e confiantes quando estávamos presentes. A boa notícia é que nesse tempo, pouco menos de um mês, conseguimos organizar nosso Serviço de Bike Anjo e decidimos fazer uma nova atividade semanal, a Quinta Coletiva.

O Bike Anjo é um projeto voluntário de ciclistas experientes que se dispõe a ajudar novatos. O projeto surgiu em São Paulo e está funcionando muito bem em várias cidades, ajudando a formar centenas de novos ciclistas. Geralmente ele é oferecido sob demanda e individualmente: a pessoa envia seu pedido, espera a resposta com a confirmação e então sai pra descobrir as ruas com a ajuda providencial de um Bike Anjo. Nossa experiência em Manaus com o Terça Tradição está mostrando que a rotatividade de ciclistas é alta e toda semana dezenas de novatos sempre comparecem em nossos passeios. A ideia do Quinta Coletiva é oferecer um serviço de Bike Anjo em grupo para as pessoas que querem começar a pedalar e precisam de mais atenção até conquistarem experiência e autonomia.

O Quinta Coletiva será feito em um formato diferente. Para melhorar nosso atendimento aos iniciantes, pretendemos focar em um grupo bastante pequeno, de até 15 pessoas, que será selecionado durante a semana através do site do Pedala Manaus. Vamos limitar o tamanho do grupo para conseguirmos dar mais atenção a todos, ensinando aspectos básicos da mecânica da bicicleta, equipamentos de segurança, sinalização no trânsito, troca de marchas e equilíbrio.

Venha participar da Quinta Coletiva!

A primeira edição vai acontecer na próxima quinta (18 de agosto de 2011).

Descrição – Serviço de Bike Anjo em grupo voltado para o ciclista iniciante ganhar experiência e confiança, condições básicas para se pedalar com segurança no trânsito.

Como participar? – Para participar do Quinta Coletiva, você precisa enviar seu pedido através desse formulário e aguardar a resposta com a confirmação. Como vamos oferecer o serviço para grupos pequenos, se houver mais que 15 interessados numa mesma semana, os excedentes ficarão em lista de espera e poderão ser chamados na próxima semana.

Ponto de Encontro – Parque dos Bilhares, no lado da Av. Constantino Nery, sentido bairro-centro. O Parque fica entre as Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, próximo ao Shopping Millenium.

Rotas – A cada semana iremos escolher uma rota diferente, mas sempre na faixa de 5 a 10 km e saindo do Parque dos Bilhares.

Programação:

  • 19h30 :: Horário de encontro
  • 19h45 :: Dicas sobre segurança no trânsito, direitos e deveres estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro, orientações quanto à manutenção básica da bicicleta (calibragem dos pneus, ajuste dos bancos e freios)
  • 20h15 :: Pedal dentro no Parque dos Bilhares para treinar sinalização, posicionamento na via, trocas de marcha e equilíbrio
  • 20h30 :: Saída para passeio com monitores do Pedala Manaus
  • 21h30 :: Previsão de retorno
  • 21h45 :: Bate papo sobre experiência de cada um
  • 22h00 :: Encerramento das atividades

:: Para ver as Regras de Conduta e pedalar com mais segurança e prazer, clique aqui.