Nesta terça feira, dia 21/01/2014, na primeira Terça Tradição do ano, passeio  ciclístico semanal realizado pelo Movimento Pedala Manaus, cerca de 150 ciclistas foram até a residência do Prefeito Artur Virgílio Neto para entregar uma carta aberta com reivindicações de melhorias para quem pedala na cidade de Manaus.

  

A intenção dos ciclistas era serem recebidos pessoalmente pelo prefeito e entregar em mãos o documento, o que não foi possível em virtude da sessão de fisioterapia a que se submetia na ocasião. O Prefeito se fez representar pelo secretário Homero Miranda Leão, que recebeu a carta aberta e uma cópia da carta compromisso  assinada em setembro de 2012 pelo vice prefeito Hissa Abraão,  onde seu governo se comprometeu perante os ciclistas a executar uma série de medidas para melhoria da mobilidade urbana por bicicleta.

 O ato mostrou que os ciclistas e o Movimento Pedala Manaus estão em alerta e nenhum pouco dispostos a permitir que as promessas de campanha caiam no esquecimento. Os ciclistas saíram deste encontro com a promessa de que no próximo mês serão recebidos pelo Prefeito, para juntos,  estudarem medidas que possam melhorar as condições de quem pedala na cidade .

Prefeito Artur, agradecemos a cordialidade na recepção e tenha certeza que faremos quantas visitas forem necessárias até que nossas reivindicações sejam atendidas.

Aos quase 150 ciclistas que compareceram e abraçaram a proposta do passeio, nosso muito obrigado. Sem a força dessa união não conseguiremos chegar a lugar algum.

  

 

Leia na íntegra a carta .

CARTA ABERTA AO PREFEITO ARTUR NETO

 “Sr. Prefeito,

 Durante sua campanha eleitoral foi anunciado o Projeto Manaus Verde que pretendia transformar nossa capital numa cidade modelo de sustentabilidade. Nesse projeto havia uma promessa de 20 km de ciclovias e acostamento a cada ano de sua gestão.

 Em setembro de 2012, ainda durante sua campanha, o Sr. Hissa Abrão lhe representando, assinou perante vários ciclistas uma carta de compromisso, onde se comprometeram em executar vários itens identificados em uma consulta pública elaborada pelo Pedala Manaus e que visavam oferecer uma melhor qualidade na mobilidade de bicicleta na cidade.

 As palavras foram levadas pelo tempo e ecoam no vazio, pois se passaram 12 meses e alguns dias e não vemos nada disso vem acontecendo:

  • §     A reforma da praia da Ponta Negra foi concluída e o pouco espaço que o ciclista tinha foi excluído.
  • §     As obras de revitalização da Avenida Djalma Batista foram iniciadas e nenhum espaço foi reservado ao ciclista no projeto, sendo que vemos essa possibilidade com os vários exemplos que temos em outras cidades.
  • §     O projeto de ciclovia da Avenida Boulevard Álvaro Maia até a Ponta Negra ainda não saiu do papel.
  • §     Os 20km de ciclovias prometidos não aconteceram.
  • §     Foi construída uma ciclofaixa de quase 4km, porém com vários erros de projeto e o pior, sem que se saiba quem é o responsável de fato pela mesma.
  • §     Nenhuma campanha educativa de conscientização e respeito foi elaborada e lançada.

Enquanto isso, ciclistas continuam sendo desrespeitados e morrendo. Em menos de 30 dias tivemos dois ciclistas mortos, vítimas do trânsito da cidade, sendo que uma atropelada e morta por um veículo da Prefeitura de Manaus. Isso não pode continuar!

Nós, ciclistas manauaras, vimos por meio desta, requerer o que nos foi prometido e sugestionar as seguintes ações imediatas para que tenhamos mais segurança no ir e vir que nos é dado como direito na Constituição Federal:

  • §  Campanhas de conscientização no trânsito de respeito ao ciclista para termos uma convivência respeitosa e harmônica;
  • §  Plano de comunicação para promover a segurança do ciclista;
  • §  Maior acesso aos órgãos decisórios que regulamentam o trânsito;
  • §  Estudo para compartilhamento de vias;
  • §  Mais investimento para implantação de infraestrutura cicloviária incluindo sinalização vertical, compartilhamento de vias, bike box.

Colocamo-nos a disposição para discutir, apoiar e ajudar nas ações que forem necessárias e voluntariamente, como sempre fazemos. Temos o escopo de uma “Campanha de Respeito ao Ciclista” que podemos, mais uma vez, compartilhar com a prefeitura. Temos também o “mapa das vias cicláveis” de Manaus, onde pode ser aplicado o conceito de compartilhamento de vias. Podemos dar continuidade ao belíssimo projeto “Transversalizando” que além de atingir a rede municipal de ensino, poderia se estender as empresas de ônibus e táxi regulamentadas pela SMTU.

Nossas sugestões são ações “base” que identificamos serem necessárias para que não haja mais mortes e que possamos ter uma cidade com um trânsito pacífico e harmonioso.

Respeito aos ciclistas, aos espaços de participação e diálogo são fundamentais para a democracia e a mobilidade na cidade. Políticas que dêem segurança para ciclistas não são favores, mas um direito!

Enfim, o pouco que lhe pedimos é que sejamos ouvidos e que possamos ter nossos direitos e nossas vidas preservadas.”

 

Assinado: Pedala Manaus