No mês de abril o Pedala Manaus esteve na Cidade do México participando do 6o. Fórum Mundial da Bicicleta.

O Pedala Manaus participou do último Fórum Mundial da Bicicleta, que ocorreu de 19 a 23 de Abril, na capital Mexicana, em sua sexta edição e com o tema Ciudades Hecha a Mano (Cidades Feitas à Mão), representado pelos coordenadores Leonardo Aragão e Paulo Martins Junior (PJ). Dentre projetos selecionados de diversos países, o Pedala Manaus teve dois trabalhos apresentados, o artigo “Bicicletas em Manaus/AM: Produção, usos e contradições”, que aborda uma discussão sobre o perfil do ciclista manauara, contexto local e uma proposta de diálogo entre os ciclistas, iniciativa privada e Poder Público para fomento da ciclomobilidade local. Ainda, o Pedala Manaus também apresentou o “Pedala Maninho”, projeto feito anualmente para promover a inclusão social e para levar às comunidades mais desassistidas a oportunidade de acesso ao debate de um tema tão presente na vida de quem mora nas cidades, como a mobilidade urbana, usando a bicicleta como instrumento principal.

Pedala Maninho - México

No Fórum Mundial também ocorreram palestras magnas com importantes nomes mundiais. Apresentaram-se Janette Sadik-Khan, responsável por significativas mudanças no espaço urbano de Nova Iorque. Cynthia Echave, sobre o novo e já reconhecido modelo de mobilidade urbana e espaços públicos de “superquadras”, em Barcelona/ESP. Peter Cox, britânico que palestrou sobre os movimentos e sua emancipação com o cicloativismo, dentre outros apresentações voltadas à implementação e propostas que aborda a bicicleta como um vetor de transformação das cidades e cidadãos.

As discussões direcionaram para a já vigente necessidade mundial de discutir e implementar novos modos de transportes sustentáveis, à exemplo da bicicleta. Manaus mais uma vez, com as apresentações e debates, está no mapa mundial da bicicleta. Para isso, contou com apoio da União dos Ciclistas do Brasil – UCB e Magistral.