A mobilização acontecerá no dia 22 de setembro com concentração no Parque dos Bilhares, São Geraldo, Zona Centro-Sul

Por Lorenna Serrão

[A Crítica – 29/08/11]

Ricardo Braga Neto (Saci), Ricardo Romero (Alemão) e Fabrício Lima falam sobre o Dia Mundial Sem Carro (foto: Antonio Lima)

Pelo terceiro ano consecutivo Manaus participará do Dia Mundial sem Carro, no dia 22 de setembro. Em 2010, 60 ciclistas aderiram à mobilização, este ano a estimativa é de que pelo menos 300 pessoas estejam presentes no evento.

Às 8h, os ciclistas se encontrarão no Parque dos Bilhares, onde tomarão um café da manhã, e depois seguirão de bicicleta até a UniNilton Lins. No local, será realizado um workshop, com o tema “A bicicleta como alternativa de mobilidade urbana: Potencial e desafios”.

De acordo com o Secretário Municipal de Desporto e Lazer, Fabrício Lima, a grande novidade de 2011 são as parcerias.

“Sem dúvida o apoio do governo estadual e do governo federal marcarão o dia mundial sem carro deste ano, que tem como objetivo fazer com que as pessoas deixem o carro em casa e usem a bicicleta, sete capitais participam da campanha e Manaus é uma delas, queremos criar essa cultura de andar de bicicleta aqui, afinal, um dia sem carro, significa um dia a mais de vida”, completou o secretário.

Desafio Intermodal
No dia 15 de setembro acontece o Desafio Intermodal, organizado pelo grupo “Pedala Manaus”, que tem como objetivo usar a bicicleta como transporte, lazer e esporte.

“Queremos mostrar que as pessoas que pedalam podem ter uma vida mais saudável além de contribuírem para um ambiente menos poluído, por isso vamos mostrar os benefícios do ciclismo e promover a conscientização da população amazonense”, comentou Ricardo Braga – saci, um dos organizadores da equipe.

O desafio terá inicio as 18h, no Largo de São Sebastião, Centro, e seguirá para o Parque dos Bilhares.

Quem quiser participar das comemorações do Dia Mundial Sem Carro, deve se inscrever no site https://pedalamanaus.org