Pelo menos 36 cidades de todo o Brasil vão participar da manifestação para chamar a atenção do poder público quanto à segurança dos ciclistas no trânsito.

LORENNA SERRÃO – 06 de Março de 2012

Equipe de ciclistas do grupo ”Pedala Manaus!” (Arquivo A Crítica)

Devido ao número de mortes de ciclistas registrado nas últimas semanas no Brasil, mais de 30 cidades resolveram organizar nesta terça-feira (06) a manifestação intitulada de “Biciletada Nacional” para chamar a atenção do poder público. Em Manaus, cerca de 300 pessoas devem participar do movimento que terá concentração a partir das 19h, no Parque dos Bilhares, Zona Centro-Sul e que depois seguirá para o Largo de São Sebastião, no Centro.

“Os motoristas precisam respeitar o ciclista e entender que a bicicleta também é um meio de transporte que segue o código brasileiro de trânsito. Hoje vamos chamar a atenção do poder público quanto à responsabilidade pela segurança dos ciclistas, criação de ciclovias e sinalização de rotas”, comentou Ricardo Braga Neto – Saci, coordenador do Movimento ‘Pedala Manaus’.

Vale lembrar que o fato da capital amazonense não possuir ciclovias não impede que os ciclistas andem pelas ruas.

“Não há nada que proíba as pessoas de pedalarem pelas ruas da cidade, porém elas precisam seguir algumas regras, como andar no mesmo sentido dos carros e ao lado direito da pista. Já os motoristas precisam reduzir a velocidade ao se aproximarem dos ciclistas, além é claro de manter uma certa distância para evitar acidentes”, completou Saci.

O ‘Pedala Manaus’ que tem como objetivo conscientizar os ciclistas em relação ao trânsito da capital existe há dois anos. Com passeios urbanos as terças e quintas-feiras, o grupo ensina como as pessoas precisam se comportar durante as pedalas.

“Trabalhamos com pessoas experientes e com iniciantes também é importante frisar que não podemos pedalar sem capacete e sem as luzes que identificam a bicicleta no trânsito (branca na frente e vermelha atrás), nós também recomendamos que as pessoas usem luvas.

Além das dicas de segurança, durante os encontros, que acontecem no Parque dos Bilhares, os ciclistas também recebem orientações sobre os deveres e direitos no trânsito.