UCB – União dos Ciclistas do Brasil lança Guia de boas práticas para instalação de paraciclos e bicicletários. 

 

Não é novidade que as cidades brasileiras carecem de infraestrutura adequada para bicicletas e isso inclui também a falta de estacionamentos adequados em espaços públicos e privados.

De forma a contribuir com aqueles que pretendem ajudar a mudar essa realidade, a UCB, por meio do seu GT Infraestrutura, elaborou o “Guia de boas práticas para instalação de estacionamentos de bicicletas: paraciclos e bicicletários”, que traz argumentos e orientações para instalação de estacionamentos adequados em estabelecimentos comerciais, instituições, condomínios, órgãos  e espaços públicos.

O guia contém estímulos, orientações, croquis, conceitos, fotografias, modelos de paraciclos e bicicletários, além de outras informações para a instalação dos equipamentos.

A iniciativa da UCB leva em conta ainda a opinião dos usuários da bicicleta, inserindo no guia o que a sociedade civil entende como recomendável para o tema.

O Guia está disponível para download na página http://www.uniaodeciclistas.org.br/bicicletarios/

No site da UCB ainda é possível coletar informações sobre bicicletários e paraciclos de diversas cidades brasileiras, através de listas contidas nos sites ou blogs das organizações de ciclistas locais, sendo possível acessar informações como:

  • Guias ou recomendações sobre construção de estacionamentos de bicicletas
  • Mapa ou indicação de localização de estacionamentos de bicicletas na cidade (públicos, privados etc.)
  • Orientações da prefeitura local e/ou legislação sobre o tema

A iniciativa da UCB se soma à todas aquelas que visam o aumento do número de usuários da bicicleta, o que será cada vez mais possível quando estruturas adequadas, de boa qualidade, atraentes, seguras e confortáveis estiverem disponíveis à população.

Tais estruturas não só induzem demanda como também mostram o respeito da iniciativa privada e do poder público pela opção ou necessidade de transporte das pessoas, além de contribuir para a qualidade de vida, sustentabilidade e para o direito à cidade inerente a todo cidadão.