V Fórum de Bicicletas Manaus

A Necessidade de Políticas Públicas de Ciclomobilidade para o Desenvolvimento Urbano

Realização: Movimento Pedala Manaus

 5-forum-2016

O contexto do V Fórum de Bicicletas Manaus

O colapso na mobilidade urbana já é uma realidade, urgindo a necessidade de se discutir alternativas de transporte. Nesse sentido, desde 2012, o Pedala Manaus realiza o Fórum de Bicicletas Manaus, discutindo a bicicleta como uma alternativa complementar muito eficiente, além de sustentável, não poluente, econômica, que ocupa pouco espaço, humaniza a cidade e traz benefícios à qualidade de vida dos usuários, com influência positiva sobre a saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente, integração social e mobilidade urbana.

Entre os dias 24 e 26 de agosto deste ano, o Movimento Pedala Manaus (www.pedalamanaus.org) promoverá o V Fórum de Bicicletas Manaus com o tema “A Necessidade de Políticas Públicas de Ciclomobilidade para o Desenvolvimento Urbano”, aproveitando o momento de eleições municipais do país para tratar de questão tão preponderante para melhorar as condições de quem usa a bicicleta, fomentando o debate e incluído o tema na pauta do poder público.

O fórum também pretende promover discussões, debates e ações que permitam a inclusão de politicas publicas para a bicicleta como modo de transporte nas agendas, discursos e práticas do estado e do munícipio.

Temas como redução de velocidade, aumento da infraestrutura cicloviária da cidade, além de campanhas educativas voltadas para motoristas e motociclistas são alguns dos pontos que devem ser discutidos. O diálogo com o poder público e com os cidadãos também deve acontecer como instrumento de sensibilização ao tema.

O Fórum terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais como Zé Lobo, Clarisse Linke, Jaime Ortiz e Laura Ceneviva entre outros.

Este ano o fórum ocorrerá no ambiente acadêmico e em espaço público. Serão três dias de atividades para aproveitar ao máximo todo o conteúdo e bagagem de informação que os convidados trarão. Além disso, o evento também terá painéis, exposições e atividades prévias que devem acontecer já a partir deste mês nas faculdades de Manaus, como oficinas de como inserir a bicicleta nos planos de mobilidade e a bicicleta nas eleições.

O Fórum será gratuito e aberto para o público em geral. As inscrições poderão ser feitas nos locais das atividades e serão fornecidos certificados de horas complementares para os participantes. Também haverá sorteios de bicicletas no encerramento do evento.

 

Serviço

V Fórum de Bicicletas Manaus

Data: 24 a 26 de agosto de 2016

Locais:

  • 24/08 – Auditório Faculdade Mauricio de Nassau
  • 25/08 – Auditório Uninorte Unidade 1
  • 26/08 – Anfiteatro Parque dos Bilhares

Informações: www.pedalamanaus.org/5fbm/

Contato: contato@pedalamanaus.org

Telefones: (92) 98261-8504 / (92)99200-9239 / (92) 98120-4203