ATENÇÃO PEDALEIROS E PEDALEIRAS!

O Pedala Manaus entrará em recesso a partir de hoje 16 de dezembro (sexta-feira) até o dia 17 de janeiro quando será celebrada a primeira Terça Tradição de 2012!

E lá se vai 2011…

Nós gostaríamos muito de agradecer a todas as pessoas que participaram das atividades do Pedala Manaus! O ano de 2011 foi importante porque os ciclistas ocuparam as ruas da cidade de forma segura e responsável, mostrando uma demanda potencial para se investir em um sistema de ciclovias. O número de ciclistas aumentou muito em pouco tempo, o que pode ser percebido pela multiplicação dos grupos de ciclistas e pelo aumento nas vendas de bicicletas, peças e acessórios.

Atualmente o Pedala Manaus é responsável por três atividades semanais, a Terça Tradição, a Quinta Coletiva e a Quinta Alternativa, reunindo centenas de pessoas. Além dessas, Bicicletadas são organizadas toda última sexta-feira do mês.

Um dos pontos que favoreceu o desenvolvimento das nossas atividades foi o Parque dos Bilhares, que deveria ser conhecido como o Parque das Bicicletas, um espaço amplo que serve de base para a concentração dos ciclistas e realização de atividades educativas.

Em setembro, realizamos o II Desafio Intermodal de Manaus quando foi comparado o desempenho do carro, da moto, do transporte coletivo, da bicicleta e do pedestre, avaliando a eficiência e os custos de cada modal em um percurso de 5 km no trânsito cotidiano da cidade. A mensagem mais importante para a população e para os governantes é que a bicicleta foi o meio de transporte mais rápido no horário de rush, seguida pela moto, carro, pedestre e transporte coletivo. A bicicleta é também um dos meios de transporte mais baratos, em oposição ao transporte coletivo que além de lento foi o mais caro de todos os modais. Do ponto de vista do planejamento urbano isso é terrível, porque a maior parte da população depende do transporte coletivo para se deslocar pela cidade. É importante ressaltar que a falta de investimentos em infraestrutura urbana na forma de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários limita muito o uso popular da bicicleta como transporte.

… E já já começa 2012!

Somos muito gratos a todos pelo excelente ano e por toda a repercussão que causamos na cidade, ajudando a despertar o interesse pela bicicleta e a educar muitos ciclistas. Para o próximo ano, estamos planejando muitas atividades novas, com mais passeios, mais interações sociais, mais eventos e muito mais saúde e alegria para todos. Gostaríamos de celebrar também a parceria com os grupos de pedal, como o Jungle Bike, o Tambike, a Equipe Surubim de Bike, a Família Pedala 10 Torres, as Amazonas de Bike e os Amigos do Pedal. Em 2012 pretendemos focar especialmente em ações que ajudem a melhorar as condições de circulação de bicicletas em Manaus, como a construção de bicicletários e paraciclos, a realização de campanhas educativas e a sinalização de algumas rotas pela cidade. O APOIO DE TODOS SERÁ FUNDAMENTAL!

Para os que seguirão pedalando, não se esqueçam dos recados passados em todas as nossas atividades: Respeito, Segurança e Atenção!

Tenham todos um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO!

A Coordenação – Movimento PEDALA MANAUS