Como pedalam os ciclistas da Compensa que usam a bicicleta como meio transporte.

No dia 12 de maio deste ano, o Bike Anjo Manaus em parceria com o Pedala Manaus realizou uma blitz para ciclistas dentro da programação do “De Bike Ao Trabalho 2017” promovida anualmente pela rede Bike Anjo em Todo o Brasil. A pesquisa também teve apoio da Água Mineral Yara, Nando Ciclopeças e H. F. Hortifruti.

A ação ocorreu na Avenida Brasil, bairro da Compensa, no período das 06h30 às 07h30, onde uma tenda foi montada para distribuição de cartilhas, folders, CTB’s de Bolso, adesivos, água e frutas, além de mecânicos que faziam pequenos ajustes ou reparos nas bicicletas dos ciclistas que ali passavam indo ou voltando do trabalho

Além de disso, na ocasião, foi feita uma mini-pesquisa para identificar o perfil dos ciclistas naquela região. No período de uma hora, foram entrevistados 42 ciclistas e alguns números foram surpreendentes.

O principal motivo para uso da bicicleta é a rapidez e a praticidade. 57% dos percursos tem entre três e cinco quilômetros o que demostra mais uma vez a eficiência deste modal em curtas distâncias. O baixo custo também é um dos motivos que levam as pessoas a usarem a bicicleta nessa região da cidade. 60% dos ciclistas usam a bicicleta em seis dias da semana e 60% deles tem entre 27 e 49 anos.

Os números demostram uma grande vocação desta região para o uso da bicicleta, por vários motivos. O bairro, além de ter uma grande concentração populacional, possui vários prédios públicos, centros comerciais, feiras, mercados e ruas estreitas, onde a bicicleta sai na dianteira por possibilitar deslocamentos rápidos e com baixo custo.

Os números evidenciados na pesquisa mostram que a realidade resiste a toda falta de incentivo e estrutura para o uso da bicicleta e que, se a presença do Poder Público no bairro fosse eficaz com políticas públicas consistentes no sentido de proteger quem já adota meios ativos de transporte e de estímulo ao seu uso, muito mais pessoas experimentariam a bicicleta entre outros meios de transporte ativo. 

É bem verdade que já há alguns anos o poder público municipal anunciou um projeto de ciclovia que corta a principal avenida do bairro, ligando-o a Ponta Negra e ao centro da Cidade, entretanto, esse projeto, até o momento, não saiu do papel.