O contexto do VI Fórum de Bicicletas Manaus

O eminente e cada vez mais próximo colapso da mobilidade urbana impõe a discussão sobre novas formas de transporte nas cidades. O cenário cada vez mais caótico sentido por todos no trânsito de Manaus motivou o movimento Pedala Manaus a ser parte deste debate como representante da sociedade civil e com legitimidade para tal, atribuído pela Lei 12.587/2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e que prima pela participação popular em todas as decisões municipais a respeito do tema.

Para aprimorar o debate e levar alternativas ao Poder Público, o movimento promove desde 2012 o Fórum de Bicicletas Manaus, discutindo sobre a eficácia da bicicleta como uma alternativa viável de transporte na cidade, como um meio sustentável, não poluente, econômica, que ocupa pouco espaço, de baixo custo, que humaniza a cidade, promove qualidade de vida aos usuários e influencia positivamente na saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente e integração social. Deste modo, a bicicleta trás benefícios a todos munícipes, ciclistas ou não.

Neste ano, o VI Fórum de Bicicletas Manaus ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto e discutirá o tema “Comunicação e as Bicicletas: Da Sensibilização às Pedaladas”, envolvendo no debate, além da sociedade civil e Poder Público, um agente fundamental na difusão de ideias e na massificação da informação, a imprensa.

Com influência direta no comportamento da sociedade, a comunicação atual, mais rápida, objetiva, instantânea e cada vez mais transparente, em conjunto com as ferramentas colocadas à disposição de todos com a ajuda da tecnologia, tem sido um poderoso instrumento de que dispõe o cidadão para interferir nas mudanças de sua cidade, de seus estados e do seu país, realidade que eleva a importância dos meios de comunicação na fidedignidade da notícia.

O fórum pretende apresentar para os profissionais da comunicação e público em geral a experiência transformadora da bicicleta com o olhar de quem vive a cidade sobre duas rodas e sem motor e de como esse encontro pode ser bem sucedido do ponto de vista de transformação pessoal, social e urbana. A sensibilização para o tema pode ser o primeiro passo para consolidação do entendimento de que a bicicleta, por mais singela que seja, é um poderoso instrumento de renascimento das cidades, em especial do ponto de vista da violência em que se transformou o trânsito.

Para tanto, o evento promoverá debates, painéis, oficinas, mesas redondas e intervenções urbanas, com participação do Poder Público Municipal, profissionais da comunicação, representantes de ONGs que trabalham a mobilidade ativa, e um convidado internacional.

A programação, contará com a participação dos seguintes convidados:

Zé Lobo – Diretor do Transporte Ativo, uma das maiores e mais reconhecidas ONGs do Brasil e no mundo na promoção da bicicleta como meio de transporte.

Renata Falzoni – Arquiteta, jornalista, bike e videorreporter, usa a bicicleta como meio de transporte desde 1976, já pedalou em 28 países produzindo o programa de TV “Aventuras com Renata Falzoni”, é idealizadora do portal Bike é Legal e comentarista na Rádio CBN São Paulo.

Tomás Martins – CEO da Tembici, empresa com projetos na área de mobilidade urbana e que opera os sistemas de compartilhamento Bike POA, Bike Sampa, Bike Rio, Bike PE, Bike Salvador, Bike Belém e o ManôBike de Manaus.

Luana Borba – Jornalista com mais de 14 anos de experiência. Já passou pelo Amazônia Sat, pela Globo Nordeste, no Recife, e pela TV Verdes Mares, em Fortaleza. Atualmente é apresentadora do Bom dia Amazônia, da Rede Amazônica, e âncora do programa Audiência Pública, na CBN Amazônia. Michelle Castilho – Jornalista de formação e fotógrafa na vida. Seu TCC na faculdade de jornalismo há cinco anos foi o projeto “Ciclovias Invisíveis”, nele ela conseguiu juntar as duas coisas que a movem diariamente: fotografia e bicicleta.

Ka Minie – Jornalista, ciclista, cicloturista e diretora administrativa do CicloBR de São Paulo.

Hamilton Takeda – Conselheiro Fiscal da UCB – União de Ciclistas do Brasil e Diretor Presidente do Instituto CicloBR de São Paulo.

Josi Paz – Coordenadora de Comunicação da ONG Rodas da Paz de Brasília-DF que trabalha com a promoção da mobilidade sustentável, plural e pacífica, como direito de todo cidadão.

Renata Flor – Socióloga e Coordenadora geral da ONG Rodas da Paz de Brasília-DF
Enrique Peñalosa – Atual prefeito de Bogotá (Colômbia), foi responsável pela implementação de 300 quilômetros de ciclovias pela cidade. Hoje a capital colombiana tem cerca de 390 quilômetros e tornou-se referência internacional em mobilidade, com diversos prêmios internacionais conquistados nos últimos anos.

Eduardo Taveira – Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Superintendente Técnico-Científico da Fundação Amazonas Sustentável.

Programação (sujeita a alterações)
22/08 – Terça-Feira
Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM
19h – Cerimônia de Abertura FBM6 – Pedala Manaus
19h15 – Palestra Magna – Prefeitura de Manaus
19h45 – Palestra Magna Enrique Peñalosa – Prefeito de Bogotá

23/08 – Quarta-Feira
Fundação Amazonas Sustentável – FAS
09h – 21h – Exposição fotográfica Manaus Pedala – Ciclovias Invisíveis
16h-18h – Oficina de Comunicação Rodas da Paz (Para imprensa, acadêmicos e profissionais da comunicação)
16h-18h – Oficina de Biscuit – Ciclo BR
19h00 – Bicicletas Compartilhadas e a importância para a mobilidade – Tembici
19h40 – A Comunicação como ferramenta de transformação – Renata Falzoni
20h15 – A Importância da Comunicação pra Promoção da Bicicleta – Prefeitura de Manaus

24/08 – Quinta-Feira
Fundação Amazonas Sustentável – FAS
09h – 21h – Exposição fotográfica Manaus Pedala – Ciclovias Invisíveis
16h-18h – Oficina de Comunicação Rodas da Paz (Para imprensa, acadêmicos e profissionais da comunicação)
19h-21h – Painel Comunicação e a Bicicleta: Comunicar para Mudar
Zé Lobo, Luana Borba, Renata Flor, Renata Falzoni, Mediação Eduardo Taveira

25/08 – Sexta-Feira
Bicicletada
Parque dos Bilhares
19h30 – Concentração
20h – Saída
21h – Show de encerramento na Choperia Curupira com sorteio de bicicletas

 

Serviço

VI Fórum de Bicicletas Manaus
Data: 22 a 25 de agosto de 2017
www.pedalamanaus.org/6fbm
Contato: contato@pedalamanaus.org
Telefones: (92) 98261-8504 / (92)99200-9239

Organização

Pedala Manaus

Parceiros

Prefeitura de Manaus
Grupo Rede Amazônica
Fundação Amazonas Sustentável –
FAS
Go Inn Hotel
Tembici
HapVida
Samel
Audax Bikes
Pronto Cargo
Magistral
Hype Brazil Comunicação

Apoio Institucional

União de Ciclistas do Brasil – UCB
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO
Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM
Consulado Geral da República da Colômbia em Manaus