Contexto 2017-11-22T12:15:36+00:00

III Fórum de Bicicletas Manaus:
A cidade que temos, a cidade que queremos

As transformações sociais e ambientais do uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana

Realização: Movimento Pedala Manaus

O Pedala Manaus é um movimento coletivo da sociedade manauara que tem por objetivo defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do Amazonas. O movimento é apartidário e não visa lucro material ou financeiro. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada que esteja de acordo com os princípios do movimento. Ele é coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida em Manaus e outras cidades da Amazônia.

Desde 2010, o movimento Pedala Manaus estimula o uso da bicicleta em Manaus. A partir desta iniciativa, o número de ciclistas aumentou muito nas ruas da cidade, como lazer e prática esportiva, mas também como meio de transporte alternativo, somando à grande massa de ciclistas de baixa renda que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte diariamente. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número de ciclistas nas ruas.

Atualmente o Pedala Manaus realiza atividades fixas e esporádicas. Dentre as atividades fixas temos:

Semanalmente

  • A Terça Tradição (passeio noturno na faixa de 10 a 15 km)
  • A Quinta Coletiva (atividade educativa de Bike Anjo indicada para iniciantes)

Mensalmente:

  • A EBA (Escola Bike Anjo, destinada a adultos que queiram aprender a pedalar)
  • O Pedala Manaus na Trilha (Escola de mountain bike).

Além destas atividades, o Pedala Manaus também realiza Palestras em universidades, escolas, indústrias, empresas de transporte coletivo e cooperativas de táxi, tendo como tema a mobilidade urbana por bicicleta, educação  e conscientização para o trânsito.

Motivado pela crise vivida em Manaus e em outras  grandes cidades brasileiras que experimentam um colapso na mobilidade urbana, o Pedala Manaus realiza desde 2012 o Fórum de Bicicletas Manaus, discutindo a bicicleta como uma alternativa complementar muito eficiente em distâncias de 5 a 10 km, não poluente, econômica que ocupa pouco espaço, humaniza a cidade e traz benefícios à qualidade de vida dos usuários, com influência positiva sobre a saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente, integração social e mobilidade urbana.

A experiência bem sucedida na realização das duas edições do Fórum de Bicicleta Manaus (2012/2013) ganhou repercussão nacional, representando uma estratégia promissora de reunir a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada para discutir abertamente o uso da bicicleta em Manaus, apresentando os problemas e propondo soluções em conjunto.

Em 2014 o Pedala Manaus realizará o III Fórum de Bicicletas Manaus: A cidade que temos, a cidade que queremos.

É notório que a bicicleta se consolidou como alternativa viável de transporte na cidade. É cena comum ver ciclistas como parte do trânsito caótico de Manaus, ainda que não tenhamos infraestrutura e educação necessárias para a garantia de segurança dos usuários de bicicletas.

O Pedala Manaus vem dando continuidade em seu trabalho de educação de ciclistas e motoristas, embora sabendo que é um trabalho ínfimo frente à realidade manauara. Da mesma forma, o Movimento tem contribuído para as primeiras adequações cicloviárias a serem implementadas pelo poder público.

É neste contexto que o Pedala Manaus realizará com o apoio da ALE– Assembleia Legislativa do Estado por meio da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade, o  III Fórum de Bicicletas Manaus, que ocorrerá entre os dias 07 a 10 de agosto no auditório da ALE com palestras, painéis e atividades externas pertinentes  à temática.

As inscrições poderão ser feitas diretamente no local no dia do fórum.

SERVIÇO
III Fórum de Bicicleta Manaus
Data: 07 a 10 de agosto de 2014
Local: Auditório da ALEAM – Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
Av. Mário Ipyranga Monteiro (antiga Recife), nº 3.950
Informações: www.pedalamanaus.org/3fbm
Contato: contato@pedalamanaus.org
Telefones: (92) 8261-8504 / (92) 9200-9239 / (92) 8158-5668