Mais um ano se passou e o Pedala Manaus desenvolveu uma série de atividades de promoção do uso da bicicleta. Além dos conhecidos passeios noturnos da TERÇA TRADIÇÃO e QUINTA COLETIVA, em 2016 aumentamos nossa participação da discussão de politicas públicas de ciclomobilidade e atuação junto às empresas da iniciativa privada, além de participar de fóruns e eventos no Brasil e fora dele.

Desde janeiro as ações do projeto “Convivência Legal” se intensificaram. Foram atendidas quatro empresas de transporte público e duas empresas de fretamento, totalizando mais de 13 eventos. Também participamos de várias SIPATS no Distrito Industrial e ministramos palestras em escolas, universidades e instituições públicas, sempre com a temática Bicicleta e a Mobilidade Urbana Sustentável.

Dos destaques do ano, foram importantes as participações do Pedala Manaus em fóruns e congressos. Em abril estivemos no 5º. Fórum Mundial da Bicicleta em Santiago no Chile, apresentando o projeto “Convivência Legal”. No mês de maio participamos do Bicicultura em São Paulo, o maior encontro nacional sobre bicicleta e tivemos a oportunidade de falar sobre a experiência do Pedala Manaus, do “Pedala Maninho”, do “Convivência Legal” e das “Estações de Reparos Rápido de Bicicletas”, iniciativas bem sucedidas do movimento. O II FNEBici – Fórum Nordestino da Bicicleta aconteceu em Recife no mês de novembro e o Pedala Manaus também este presente, assim como em Audiências Públicas promovidas pela ALEAM e nos seminários locais promovidos pelo CAU-AM, UEA, UFAM, ESBAN, FAS e CIESA entre outros.

Em agosto promovemos o 5º. Fórum de Bicicletas Manaus, onde a temática foi a importância de politicas publicas de ciclomobilidade para o desenvolvimento das cidades. Foram três dias de discussões e debates com a participação de convidados do Rio de Janeiro, Belém, São Paulo e Colômbia. Um dos momentos mais importantes do evento foi a participação de seis dos nove candidatos a prefeitura de Manaus, que tiveram a oportunidade de falar a respeito de seus planos em relação ao uso da bicicleta como meio de transporte na cidade. Além dos convidados, tivemos a participação do poder público de São Paulo e de Manaus, além do Ex-Secretário de Obras Públicas de Bogotá, Jaime Ortiz.

O mês de setembro trouxe o tradicional Desafio Intermodal (DI) promovido anualmente pela sétima vez pelo Pedala Manaus. Mas não foi só isso, durante todo o mês promovemos encontros com todos os candidatos a prefeitura de Manaus e alguns candidatos a câmara municipal. Estes encontros fizeram parte do Projeto “Bicicleta nas Eleições” que foi realizado em parceria com a UCB. Foram oportunidades de apresentar as cartas compromissos com as propostas para ciclomobilidade sugeridas pelo Pedala Manaus e de também conhecer e discutir os planos de governo de cada candidato.

Também contribuímos para que novos ciclistas pudessem ganhar as ruas. Apoiamos todas as 12 edições das EBAS do Bike Anjo Manaus e também estivemos presentes em edições especiais como a Semana Nacional do Trânsito e na corrida ciclística Archer Pinto.

O ano estava caminhando para o seu final e em novembro convidamos a fotografa carioca Michele Castilho do projeto Ciclovias Invisíveis que retratou os ciclistas Manauaras durante uma semana, em todas as zonas da cidade. Este trabalho resultará numa exposição fotográfica que será realizada em janeiro de 2017, aniversário de sete anos do Pedala Manaus. Ainda em novembro fomos até o Rio de Janeiro participar como convidados do lançamento nacional do livro “Mobilidade por bicicleta no Brasil”, com um capítulo todo dedicado a cidade de Manaus.

Chegou dezembro e com ele mais um CicloSesc, tradicional passeio ciclístico promovido pelo SESC-AM com o apoio do Pedala Manaus, além de participarmos do lançamento da campanha “Cidade dos Sonhos” em parceria com a FAS  – Fundação Amazonas Sustentável, Engaja Mundo, Idesam, CAU-AM e a própria Cidade dos Sonhos. Também em dezembro realizamos a terceira edição do Pedala Maninho e com ela veio a sensacional notícia de que o projeto foi um dos selecionados para ser apresentado no VELOCITY 2017, o maior congresso do mundo sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, que será realizado em junho na Holanda.

Finalizamos mais um ano orgulhosos, não só pelo trabalho desenvolvido, o que, inegavelmente, nos traz uma alegria enorme e vontade de continuar, mas, sobretudo, porque o pouco que avançamos ao longo do ano foi unicamente para proporcionar uma cidade mais humana, solidária e respeitosa para quem pedala, para quem deseja pedalar e para os que acreditam no potencial da bicicleta.

Vale lembrar que nada disso seria possível sem o voluntariado engajado e apoiadores como GO INN Hotel Manaus, Pronto Cargo Transportes, Alfama, SESC-AM, Gigi Bike Store, FAS – Fundação Amazonas Sustentável, OGGI BIKES, Prefeitura de Manaus, CAAMA, Rede Amazônica, Loja Pedalando com Você, Magistral – Yara, Projesound, UCB, Oficebike, Bicicletaria BR, UNINORTE e Faculdades Mauricio de Nassau, para quem, mais uma vez, dizemos MUITO OBRIGADO, desejando um ANO NOVO MAIS CICLÁVELe que em 2017  essa parceria se fortaleça ainda mais.

FELIZ 2017!